Estilos de liderança situacional adotados pelos enfermeiros na área hospitalar

Autores/as

  • Karen Cristina Kades Andrigue Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Leticia de Lima Trindade Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Simone Coelho Amestoy Universidade Federal de Pelotas
  • Carmem Lúcia Colomé Beck Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.40551

Palabras clave:

Pesquisa em Administração de Enfermagem, Liderança, Prática Profissional, Serviços de Saúde

Resumen

Objetivou-se analisar estilos de Liderança Situacional adotados por enfermeiros hospitalares e a associação destes com seu perfil pessoal e profissional. Estudo quantitativo, descritivo, realizado com enfermeiros que atuam no contexto hospitalar e que utilizou o modelo de liderança de Hersey e Blanchard. Os dados foram coletados por meio de questionário sociodemográfico e pelo Leadership Effectiveness and Adaptability Description. O estilo de liderança mais diretivo, focado na capacidade de persuasão foi o mais presente. O setor de atuação apresentou relação significativa ao estilo de liderança (p= 00,1), demonstrando aproximação entre assistência e perfil de liderança. Embora a população integre um grupo jovem, com pouco tempo de atuação, o predomínio do estilo de liderança Persuadir pode limitar a criatividade e potencialidade dos integrantes da equipe pelo foco ser centrado na tarefa. Estratégias que permitam alcançar elevados níveis de maturidade, podem auxiliar enfermeiros na adoção de práticas de liderança mais flexíveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karen Cristina Kades Andrigue, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde. Docente da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Chapecó, SC, Brasil. E-mail: karenandrigue@unochapeco.edu.br.

Leticia de Lima Trindade, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC, Brasil. E-mail: leticia.trindade@unochapeco.edu.br.

Simone Coelho Amestoy, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: simoneamestoy@hotmail.com.

Carmem Lúcia Colomé Beck, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: carmembeck@gmail.com.

Publicado

2016-12-12

Número

Sección

Articulo Original