Avaliação das dimensões da sede: revisão integrativa

Autores/as

  • Pamela Rafaela Martins Faculdade Integradas de Cassilândia
  • Lígia Fahl Fonseca Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.40288

Palabras clave:

Sede, Avaliação, Escalas, Enfermagem

Resumen

A sede é um sintoma multifatorial e subjetivo cuja mensuração requer múltiplos instrumentos. O objetivo deste estudo foi identificar as dimensões de avaliação da sede e os instrumentos de mensuração utilizados. Incluíram-se artigos publicados entre 2005 a 2015 das bases de dados Lilacs, PubMed e SciELO. A amostra final foi de 18 artigos que evidenciaram as dimensões da sede: intensidade, frequência e desconforto. Também se avaliou a xerostomia e sua intensidade. Essas dimensões foram identificadas por Escalas Visuais Analógicas, Escalas Verbais Numéricas, Escalas de Faces e Escalas Likert, empregadas no Inventário de Sede, Inventário de Xerostomia e Escala de Desconforto da Sede. Avaliou-se a sede principalmente em pacientes dialíticos e internados em unidade de terapia intensiva. Embora a sede seja um sintoma, sua avaliação concentra-se sobretudo na intensidade e é realizada em populações específicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pamela Rafaela Martins, Faculdade Integradas de Cassilândia

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Coordenadora do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Integradas de Cassilândia. Cassilândia, MS, Brasil. E-mail: pammartins253@gmail.com.

Lígia Fahl Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Saúde do Adulto. Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil. E-mail: ligiafahl@gmail.com.

Publicado

2017-05-15

Número

Sección

Articulo de Revisión