Banco de termos para a prática clínica de enfermagem com idosos comunitários

Autores/as

  • Jorge Wilker Bezerra Clares Associação das Pioneiras Sociais
  • Maria Miriam Lima da Nóbrega Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Vilaní Cavalcante Guedes Universidade Estadual do Ceará
  • Lúcia de Fátima da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Célia de Freitas Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.37759

Palabras clave:

Idoso, Vocabulário, Terminologia, Enfermagem, Atenção Primária à Saúde

Resumen

Pesquisa metodológica que objetivou construir um banco de termos para a prática clínica de enfermagem com idosos acompanhados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família, com base em documentos oficiais sobre idosos publicados no Brasil, e na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), e validá-lo com enfermeiros especialistas da área. Foi desenvolvida no período de 2013 a 2014, baseada em análise documental, identificação, extração, normalização, validação e mapeamento cruzado de termos considerados relevantes para a prática clínica. Identificaram-se 332 termos, que foram submetidos ao processo de mapeamento cruzado, o que resultou em 271 constantes e 61 não constantes na CIPE® versão 2013. Espera-se que o uso desses termos possibilite a unificação da linguagem profissional do enfermeiro e a implementação da sistematização da assistência de enfermagem nesse nível de atenção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Wilker Bezerra Clares, Associação das Pioneiras Sociais

Enfermeiro, Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde. Enfermeiro da Associação das Pioneiras Sociais. São Luís, MA, Brasil. E-mail: jorgewilker_clares@yahoo.com.br.

Maria Miriam Lima da Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: miriam@ccs.ufpb.br.

Maria Vilaní Cavalcante Guedes, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: vilani.guedes@globo.com.

Lúcia de Fátima da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: lucia.fatima@uece.br.

Maria Célia de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: celfrei@hotmail.com.

Publicado

2016-06-30

Número

Sección

Articulo Original