A enfermagem no manejo da dor em unidades de atendimento de urgência e emergência

Autores/as

  • Paulo Eduardo Pires de Oliveira Hospital Anis Rassi
  • Lilian Varanda Pereira Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Nilde Resplandes Santos Universidade Federal de Goiás, Hospital das Clínicas
  • Layz Alves Ferreira Souza Universidade Federal de Goiás, Hospital das Clínicas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.37309

Palabras clave:

Enfermagem em Emergência, Dor, Manejo da Dor

Resumen

A enfermagem deve manejar a dor no atendimento em urgência e emergência, baseando-se em evidências científicas, mas isso parece apresentar obstáculos. Objetivou-se identificar e analisar as estratégias de manejo da dor e as barreiras para sua utilização entre as categorias profissionais da enfermagem nos serviços de urgência e emergência. Revisão integrativa, com buscas no LILACS, SciVerse Scopus, PUBMED e na literatura cinzenta do Google acadêmico. Foram selecionados 15 artigos publicados entre 2012 e 2015.  A enfermagem avaliou as características da dor por meio de anamnese e uso de instrumentos. As intervenções restringiram-se prioritariamente às farmacológicas, apontando a necessidade de associá-las às não farmacológicas. A monitorização da dor ainda é incipiente. Os profissionais necessitam avançar no uso de instrumentos válidos para avaliação, intervenção e monitoramento da dor, com o propósito de vencer as barreiras que profissionais, clientes e gerentes das unidades de urgência e emergência encontram para sistematizar o seu manejo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Eduardo Pires de Oliveira, Hospital Anis Rassi

Enfermeiro. Enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Anis Rassi. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: eduardopepo@hotmail.com.

Lilian Varanda Pereira, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: lilianvaranda7@gmail.com.

Nilde Resplandes Santos, Universidade Federal de Goiás, Hospital das Clínicas

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: nildes_resplandes@hotmail.com.

Layz Alves Ferreira Souza, Universidade Federal de Goiás, Hospital das Clínicas

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da UFG. Enfermeira da Clínica Cirúrgica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: layzenf@gmail.com.

Publicado

2016-06-30

Número

Sección

Articulo de Revisión