Desafios no cuidado às complicações agudas do diabetes mellitus em serviço de emergência adulto

Autores/as

  • Daiani Moraes Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Soraia Dornelles Schoeller Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karina Almeida Hammerschmidt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cecília Arruda Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.35523

Palabras clave:

Enfermagem em Emergência, Diabetes Mellitus, Complicações do Diabetes, Serviço Hospitalar de Enfermagem

Resumen

O diabetes mellitus impõe múltiplos desafios às pessoas afetadas, suas famílias e ao sistema de saúde. Teve como objetivo analisar fortalezas e fragilidades no atendimento de enfermagem às complicações agudas do diabetes mellitus num serviço de emergência adulto. Pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratória, realizada entre maio e julho de 2013, mediante entrevistas semiestruturadas com 18 profissionais de enfermagem de um hospital do sul do Brasil. Para organização e análise dos dados, elencaram-se categorias temáticas: estruturação dos serviços de saúde e equipes de trabalho, cada uma com suas fortalezas e fragilidades. Destaca-se que o desafio de qualificar os atendimentos às pessoas com diabetes vai além da estruturação da rede de atenção à saúde e estabelecimento de rotinas assistenciais adequadas a cada instituição, estão aliadas ao conhecimento técnico da equipe profissional, desenvolvimento de habilidades de comunicação, sensibilização sobre a importância do autocuidado e adesão ao tratamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daiani Moraes Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Discente do Programa de Mestrado Profissional Associado à Residência Médica em Cuidados Intensivos e Paliativos da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: oliveiradai2@hotmail.com.

Soraia Dornelles Schoeller, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Filosofia da Saúde e Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: soraia.dornelles@ufsc.br.

Karina Almeida Hammerschmidt, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: karina.h@ufsc.br.

Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: denise.guerreiro@ufsc.br.

Cecília Arruda, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: cecilia2030@gmail.com.

Publicado

2016-06-30

Número

Sección

Articulo Original