Avaliação das ações de detecção de casos de tuberculose na atenção primária

Autores/as

  • Roxana Isabel Cardozo-Gonzales Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia
  • Pedro Fredemir Palha Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Jenifer Harter Universidade Federal do Pampa
  • Edith Alarcon TB-HIV Department Latin American Region
  • Lílian Moura de Lima Instituto Federal do Paraná
  • Jessica Oliveira Tomberg Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i4.32846

Palabras clave:

Tuberculose, Avaliação de Serviços de Saúde, Saúde Pública

Resumen

Objetivou-se avaliar as ações de detecção de casos de tuberculose nos serviços de atenção primária à saúde de um município do Sul do Brasil. Estudo exploratório, quantitativo, com 76 enfermeiros. Utilizou-se a análise de correspondência múltipla para identificar as associações entre ações para detecção de casos (busca de sintomáticos respiratórios, educação em saúde, discussões sobre tuberculose com lideranças comunitárias) e as características dos serviços (com ou sem estratégia de saúde da família), usando o software Statistica 12. As unidades com estratégia de saúde da família apresentaram melhor resultado para detecção de casos ao associarem-se com a realização regular das ações, enquanto as unidades em que não há equipes de saúde da família a realização da detecção associou-se à infrequência das ações. Conclui-se que existem diferenças entre ambos os serviços em relação ao desempenho das ações de detecção de casos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roxana Isabel Cardozo-Gonzales, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, RS, Brasil. E-mail: rcardozogonzales@yahoo.com.

Pedro Fredemir Palha, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem em Saúde Pública. Professor Associado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, RS, Brasil. E-mail: ppalha@eerp.usp.br.

Jenifer Harter, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da UFPel. Professor Assistente da Universidade Federal do Pampa. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: jeniferharter@hotmail.com.

Edith Alarcon, TB-HIV Department Latin American Region

Enfermeira, Mestre em Saúde Pública. Consultora do Departamento de TB-HIV América Latina Região. Lima, Peru. E-mail: ealarcon@theunion.org.

Lílian Moura de Lima, Instituto Federal do Paraná

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da UFPel. Professor do Instituto Federal do Paraná. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: lima.lilian@gmail.com.

Jessica Oliveira Tomberg, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da UFPel. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: jessicatomberg@hotmail.com.

Publicado

2015-12-31

Número

Sección

Articulo Original