Como você se sente? Emoções de estudantes após praticarem bullying
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v17i4.32735Palabras clave:
Bullying, Emoções Manifestas, Saúde Escolar, Enfermagem PediátricaResumen
Objetivou-se identificar e analisar as emoções geradas em estudantes envolvidos em situações de bullying como agressores. Trata-se de estudo transversal descritivo realizado com 232 estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental que responderam a um questionário autoaplicável. Os dados foram analisados no Statistical Analysis Software, mediante estatística descritiva e Teste Exato de Fisher. Do total de estudantes, 17,4% foram identificados como agressores. Prevaleceu não sentir nenhuma emoção após a prática de agressões contra colegas para meninos (36,7%) e meninas (25,0%). Os meninos demonstraram sentirem ainda raiva (26,7%) e tristeza (23,3%) em menor proporção, ao passo que as meninas também demonstraram sentir culpa (25,0%), tristeza (16,7%) e vergonha (8,3%). O estudo indica que os agressores investigados apresentam emoções que não concorrem para compreensão dos efeitos negativos da violência que praticam, bem como não colaboram para a interrupção das agressões.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-12-31
Cómo citar
1.
Silva JL da, Oliveira WA de, Sampaio JMC, Farias MS, Alencastro LC da S, Silva MAI. Como você se sente? Emoções de estudantes após praticarem bullying. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31 de diciembre de 2015 [citado 17 de julio de 2024];17(4):32735. Disponible en: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/32735
Número
Sección
Articulo Original