Avaliação da qualidade do atendimento ao paciente com síndrome coronariana aguda no serviço de emergência

Autores/as

  • Felipe Gonçalves dos Santos Hospital São Paulo
  • Cássia Regina Vancini Campanharo Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Carolina Barbosa Teixeira Lopes Universidade Federal de São Paulo
  • Meiry Fernanda Pinto Okuno Universidade Federal de São Paulo
  • Ruth Ester Assayag Batista Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i4.32692

Palabras clave:

Infarto do Miocárdio, Qualidade da Assistência à Saúde, Cuidados de Enfermagem

Resumen

Estudo com objetivo de avaliar indicadores de qualidade no atendimento aos pacientes com suspeita de síndrome coronariana aguda (SCA) e associá-los a alta, óbito e tempo de internação hospitalar. Pesquisa transversal, analítica de 84 prontuários de pacientes com suspeita de SCA no Serviço de Emergência. Foi estudada a associação entre os fatores de risco e indicadores de qualidade no atendimento à SCA com: tempo de internação, óbito, recorrência de eventos isquêmicos e revascularização do miocárdio por meio da correlação de Spearman. O tempo de internação foi significativamente menor para pacientes com infarto sem supradesnivelamento de ST que tiveram menor intervalo entre admissão e tratamento. Para pacientes com infarto com supradesnivelamento de ST, o tempo de internação foi significativamente menor quando o intervalo entre classificação de risco e tratamento foi menor. Não houve associação dos indicadores de qualidade com recorrência de eventos isquêmicos, revascularização do miocárdio, tempo de internação e óbito.

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Biografía del autor/a

Felipe Gonçalves dos Santos, Hospital São Paulo

Enfermeiro. Enfermeiro do Hospital São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: felipe-gsantos@hotmail.com.

Cássia Regina Vancini Campanharo, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira, Doutora em Medicina Interna e Terapêutica. Enfermeira da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: cvancini@unifesp.br.

Maria Carolina Barbosa Teixeira Lopes, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira da UNIFESP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: lopes.carolina@unifesp.br.

Meiry Fernanda Pinto Okuno, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Enfermeira da UNIFESP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: mf.pinto@unifesp.br.

Ruth Ester Assayag Batista, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Infectologia. Professora Adjunta da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: ruth.ester@unifesp.br.

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

1.
Santos FG dos, Campanharo CRV, Lopes MCBT, Okuno MFP, Batista REA. Avaliação da qualidade do atendimento ao paciente com síndrome coronariana aguda no serviço de emergência. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31 de diciembre de 2015 [citado 17 de julio de 2024];17(4):32692. Disponible en: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/32692

Número

Sección

Articulo Original