Instrumentos de avaliação da qualidade de vida do idoso com Alzheimer: revisão integrativa da literatura

Autores/as

  • Alex Bacadini França Universidade Federal de São Carlos
  • Gabriella Santos Lima Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Luciana Kusumota Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Sueli Marques Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.32579

Palabras clave:

Idoso, Qualidade de Vida, Estudos de Validação, Demência, Doença de Alzheimer

Resumen

O uso de instrumentos para avaliar a qualidade de vida de idosos com Alzheimer é de grande utilidade para a implementação da atenção adequada a essa população. O objetivo do estudo é buscar na literatura as evidências de validade dos instrumentos que avaliam a qualidade de vida dos idosos com Alzheimer respondido pelo próprio paciente. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca nas bases de dados foi realizada na Pubmed, Lilacs e Cinahl. Foram selecionados 10 artigos para análise integral. Esta revisão permitiu que fosse identificado um instrumento principal de avaliação (QoL-DA), validado às diferentes populações, além da proposta de dois novos instrumentos (DQI e BASQID). A análise das propriedades de validade e consistência interna (confiabilidade) dos instrumentos foram consideradas satisfatórias. Permitiu também o fortalecimento da noção apontada pelos autores acerca da dependência entre as dimensões da qualidade de vida dos idosos e a doença de Alzheimer.

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Biografía del autor/a

Alex Bacadini França, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Mestre em Psicologia, Discente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, nível Doutorado, da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: alex.tonante@gmail.com

Gabriella Santos Lima, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, nível Mestrado, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E- mail: gabriellasantos_3@hotmail.com.

Luciana Kusumota, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E- mail: smarques@eerp.usp.br

Sueli Marques, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E- mail: kusumota@eerp.usp.br.

Publicado

2016-06-30

Número

Sección

Articulo de Revisión