Qualidade de vida em pesquisas com usuários em tratamento para abuso e dependência de substâncias

Autores/as

  • Selva Rios Campêlo Universidade Federal de Goiás
  • Maria Alves Barbosa Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Celmo Celeno Porto Universidade Federal de Gioás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i4.31515

Palabras clave:

Qualidade de Vida, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Questionários

Resumen

O estudo objetivou identificar instrumentos de Qualidade de Vida e sua finalidade em pesquisas com usuários em tratamento para abuso e dependência de substâncias. Trata-se de revisão integrativa, cujos artigos estavam disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), e publicados entre 2010 e 2015 com os descritores Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias e Qualidade de Vida associados. Vinte e nove textos foram analisados e os instrumentos agrupados em quatro diferentes possibilidades de utilização de medidas de Qualidade de Vida. A maioria utilizou instrumentos genéricos, tais como WHOQOL-Bref de Qualidade de Vida geral, e SF-36 de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS). Recomenda-se a realização de mais estudos relacionados ao uso de instrumentos de Qualidade de Vida no âmbito da dependência, principalmente em relação aos instrumentos específicos que começam a surgir nas pesquisas e ainda não são consolidados na área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Selva Rios Campêlo, Universidade Federal de Goiás

Psicóloga. Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, nível Mestrado, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, GO, Brasil. E-mail: selvariosps@hotmail.com.

Maria Alves Barbosa, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Associado da Faculdade de Enfermagem da UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: maria.malves@gmail.com.

Celmo Celeno Porto, Universidade Federal de Gioás

Médico, Doutor em Medicina. Professor Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: celmo1934@gmail.com.

Publicado

2015-12-31

Número

Sección

Articulo de Revisión