Compreensão da violência escolar para os atores sociais de uma instituição de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v17i2.29136Palavras-chave:
Violência, Saúde Escolar, Criança, Adolescente, Saúde PúblicaResumo
Objetivou-se compreender a violência escolar na perspectiva dos diferentes atores de uma instituição de ensino, no que se refere às manifestações, causas e consequências. Pesquisa qualitativa cujos dados foram obtidos por entrevistas com 27 atores de uma escola pública e submetidos à análise de conteúdo temática. Das falas emergiram as categorias Manifestações da Violência Escolar e Causas e Consequências da Violência Escolar. Os participantes destacaram fatos nos quais se configuravam como vítimas e apontaram manifestações da violência “na”, “da” e “à” escola. Relacionaram a gênese da violência aos aspectos relacionais/sociais e, as consequências aos agressores, às vítimas e à própria escola. A compreensão da violência escolar a partir da perspectiva dos diferentes atores possibilitou compreender a complexidade do fenômeno e a importância do desenvolvimento de ações não apenas de profissionais da área da Educação, mas sim de equipes multiprofissionais e intersetoriais visando a prevenção e enfrentamento da violência escolar.Downloads
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Publicado
30/06/2015
Como Citar
1.
Kappel VB, Gontijo DT, Medeiros M, Lima LS. Compreensão da violência escolar para os atores sociais de uma instituição de ensino. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2015 [citado 26º de abril de 2024];17(2):257-68. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/29136
Edição
Seção
Artigo Original