Programa Saúde na Escola como oportunidade para o ensino de saúde da criança na graduação em enfermagem: relato de experiência

Authors

  • George Oliveira Silva Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: georgeoliveira.z9@gmail.com. https://orcid.org/0000-0001-9863-3161
  • Karina Machado Siqueira Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: karinams@ufg.br. https://orcid.org/0000-0001-6161-3845
  • Elisabeth Cordeiro Vasco Gonzaga Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: bethvasco@yahoo.com.br. https://orcid.org/0009-0002-1191-4185
  • Natália Del Angelo Aredes Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: naredes@ufg.br. https://orcid.org/0000-0002-1661-8601

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v27.77746

Keywords:

Education, Nursing, Students, Nursing, Child Health, Social Programs, Health Policy

Abstract

Objetivo: Relatar a experiência de professores e uma enfermeira sobre a importância do Programa Saúde na Escola (PSE) como campo para ensino de saúde da criança na graduação em enfermagem. Método: Relato de experiência das atividades práticas da disciplina de saúde da criança realizadas por meio da parceria entre Universidade, uma unidade da Estratégia Saúde da Família e uma escola filantrópica conveniada à rede municipal de educação, para realização de ações do Programa Saúde na Escola. Resultados: 40 estudantes de enfermagem, divididos em seis grupos de 6 a 8 estudantes desempenharam ações vinculadas a dois eixos do programa: 1. monitoramento e acompanhamento das condições de saúde das crianças matriculadas na escola, como antropometria, aferição da pressão arterial e avaliação da acuidade visual pelos estudantes de enfermagem; e 2. ações de educação em saúde para as crianças, lideradas pelos estudantes de enfermagem desde o planejamento à execução, com temas voltados para alimentação saudável e prevenção de acidentes domésticos. Conclusão: O PSE é uma excelente oportunidade para o ensino de saúde da criança, aplicando na prática as políticas de saúde e programa a elas relacionado, com possibilidade de articulação de saberes teóricos e práticos, desenvolvimento de competências necessárias à atuação profissional.

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Published

2025-09-30

Issue

Section

Case Report