Audição de vozes que outros não ouvem: vivências de adolescentes em uma grande cidade no Centro-Oeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v27.77236Palavras-chave:
Alucinações, Audição, Adolescente, Saúde Mental, Ensino Fundamental e MédioResumo
Objetivos: analisar a vivência de adolescentes na audição de vozes que outros não ouvem. Métodos: estudo de análise documental, de abordagem qualitativa envolvendo o banco de dados de entrevistas de adolescentes em idade escolar, em Cuiabá, Brasil. A coleta de dados ocorreu em julho de 2022 e totalizou 49 entrevistas, sendo utilizada a análise de conteúdo para a análise dos dados. Resultados: foram descritas pelos adolescentes experiências de audição de vozes acompanhadas de manifestações sensoriais; vozes que chamam pelo nome; sons não vocais; de pessoas conhecidas e não conhecidas; algumas vezes de conteúdo negativo. No contexto dessas vivências, são despertados sentimentos, como confusão, medo, ameaça, afeto e amizade, e formas de enfrentamento, como ignorar a voz e a espiritualidade. Conclusões: a audição de vozes é uma experiência presente na adolescência e demanda da enfermagem ressignificar a compreensão sobre o fenômeno para (re)construir novas práticas de cuidado, mitigando a medicalização e a patologização da experiência.Downloads
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