Auto-imagem na adolescência
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v1i1.668Keywords:
Adolescência, Auto-imagem, EnfermagemAbstract
RESUMO. A adolescência tem sido nos últimos anos tema de várias de nossas pesquisas e nestas, a sexualidade emerge com bastante significado, associada as intensas transformações físicas desta idade. A construção da identidade pessoal neste período inclui, necessariamente o corpo. Objetivo: conhecer e analisar os aspectos do corpo mais valorizados e importantes para o adolescente. Metodologia: Estudo referencial qualitativo fundamentado em MINAYO (1993), propondo uma compreensão particular e profunda dos fenômenos sociais em questão, ancorado nos dados levantados através das interações interpessoais e analisados a partir da significação que os atores envolvidos atribuem aos seus atos. A população de estudo constituiu-se de 40 adolescentes da 8ª série entre 14 e 16 anos, de ambos os sexos, em uma escola da rede pública de ensino de Ribeirão Preto-SP. Neste trabalho elegemos as técnicas de dramatização, tendo como tema: "O corpo nosso de cada dia", e cartazes, que foram elaborados através de colagem. Analisamos o material coletado através da técnica de análise de conteúdo, modalidade temática proposta por BARDIN (1979) e identificamos os seguintes núcleos de sentido: "corpo perfeito" e o "ficar". De maneira geral, esses núcleos nos mostraram a preocupação dos adolescentes com as questões da sexualidade representadas pelo namoro, a transa e os esteriótipos de beleza veiculados pela mídia. Os profissionais da área da saúde e educação precisam conhecer a preocupação dos adolescentes com relação ao corpo e a sexualidade aflorada, para ajudá-los a vivenciar as experiências com mais esclarecimentos para a formação de uma auto-imagem aceitável. Palavras Chaves: Adolescência; Auto-imagem; Enfermagem.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2006-12-14
Issue
Section
Original Article
License
Copyright (c) 2006 Revista Eletrônica de Enfermagem
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.