Contribuições do estágio extracurricular para as competências profissionais: percepções de enfermeiros de um hospital público
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v13i2.9983Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em enfermagem, Educação baseada em competências, Competência profissional.Resumo
Este estudo teve como objetivo descrever e analisar como os enfermeiros de um hospital público de Belo Horizonte (MG) percebem as contribuições ideais (desejada) e reais (efetiva), do estágio extracurricular para o processo de formação e desenvolvimento de competências profissionais dos acadêmicos de Enfermagem, dada sua importância na formação acadêmica e profissional do estudante durante tal processo pedagógico. Na pesquisa de campo, descritiva e com abordagem quantitativa, os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 65 enfermeiros que acompanham os acadêmicos durante o estágio extracurricular. Os resultados mostraram que, tanto do ponto de vista do ideal como do real, tal modalidade de estágio tem contribuído para a formação dos acadêmicos. No entanto, alguns pontos de defasagem foram identificados, os quais carecem de atenção por parte de todos os atores envolvidos: Estado, instituições de ensino, o hospital, os acadêmicos e os enfermeiros que os acompanham.
Descritores: Enfermagem; Educação em enfermagem; Educação baseada em competências; Competência profissional.