Contribuições do estágio extracurricular para as competências profissionais: percepções de enfermeiros de um hospital público

Autores

  • Kely Cesar Martins de Paiva Faculdade Novos Horizontes
  • Vera Lúcia Vieira Martins Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i2.9983

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em enfermagem, Educação baseada em competências, Competência profissional.

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever e analisar como os enfermeiros de um hospital público de Belo Horizonte (MG) percebem as contribuições ideais (desejada) e reais (efetiva), do estágio extracurricular para o processo de formação e desenvolvimento de competências profissionais dos acadêmicos de Enfermagem, dada sua importância na formação acadêmica e profissional do estudante durante tal processo pedagógico. Na pesquisa de campo, descritiva e com abordagem quantitativa, os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 65 enfermeiros que acompanham os acadêmicos durante o estágio extracurricular. Os resultados mostraram que, tanto do ponto de vista do ideal como do real, tal modalidade de estágio tem contribuído para a formação dos acadêmicos. No entanto, alguns pontos de defasagem foram identificados, os quais carecem de atenção por parte de todos os atores envolvidos: Estado, instituições de ensino, o hospital, os acadêmicos e os enfermeiros que os acompanham.

Descritores: Enfermagem; Educação em enfermagem; Educação baseada em competências; Competência profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kely Cesar Martins de Paiva, Faculdade Novos Horizontes

Bacharel em Administração, Doutora em Administração, Professor Titular, Faculdade Novos Horizontes. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail:kely.paiva@unihorizontes.br.

Vera Lúcia Vieira Martins, Faculdade Novos Horizontes

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração, Faculdade Novos Horizontes. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: kely@unihorizontes.br.

Downloads

Publicado

30/06/2011

Como Citar

1.
Paiva KCM de, Martins VLV. Contribuições do estágio extracurricular para as competências profissionais: percepções de enfermeiros de um hospital público. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 28º de março de 2024];13(2):227-38. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9983

Edição

Seção

Artigo Original