Contribuições do estágio extracurricular para as competências profissionais: percepções de enfermeiros de um hospital público

Autores

  • Kely Cesar Martins de Paiva Faculdade Novos Horizontes
  • Vera Lúcia Vieira Martins Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i2.9983

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em enfermagem, Educação baseada em competências, Competência profissional.

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever e analisar como os enfermeiros de um hospital público de Belo Horizonte (MG) percebem as contribuições ideais (desejada) e reais (efetiva), do estágio extracurricular para o processo de formação e desenvolvimento de competências profissionais dos acadêmicos de Enfermagem, dada sua importância na formação acadêmica e profissional do estudante durante tal processo pedagógico. Na pesquisa de campo, descritiva e com abordagem quantitativa, os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 65 enfermeiros que acompanham os acadêmicos durante o estágio extracurricular. Os resultados mostraram que, tanto do ponto de vista do ideal como do real, tal modalidade de estágio tem contribuído para a formação dos acadêmicos. No entanto, alguns pontos de defasagem foram identificados, os quais carecem de atenção por parte de todos os atores envolvidos: Estado, instituições de ensino, o hospital, os acadêmicos e os enfermeiros que os acompanham.

Descritores: Enfermagem; Educação em enfermagem; Educação baseada em competências; Competência profissional.

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Biografia do Autor

Kely Cesar Martins de Paiva, Faculdade Novos Horizontes

Bacharel em Administração, Doutora em Administração, Professor Titular, Faculdade Novos Horizontes. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail:kely.paiva@unihorizontes.br.

Vera Lúcia Vieira Martins, Faculdade Novos Horizontes

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração, Faculdade Novos Horizontes. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: kely@unihorizontes.br.

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Publicado

30/06/2011

Edição

Seção

Artigo Original