Expectativa quanto ao parto e conhecimento do motivo da cesárea: entre puérperas adolescentes e adultas

Autores

  • Daiane da Silva Bruzadeli Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Beatriz Barco Tavares Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i1.9532

Palavras-chave:

Enfermagem Obstétrica, Adolescentes, Cesárea, Parto.

Resumo

O nascimento é repleto de expectativas, influenciado pela história da mulher e a assistência neste processo. Este estudo teve como objetivo identificar a expectativa das puérperas adolescentes quanto ao tipo de parto e o seu conhecimento do motivo da cesárea, em comparação com as adultas. Trata-se de um estudo transversal, comparativo, realizado com 50 mães adolescentes (grupo caso) e 150 adultas, de julho 2007 a fevereiro 2008, no hospital de ensino de São José do Rio Preto/SP. A frequência das variáveis foi comparada por Teste Exato de Fisher ou de Verossimilhança para amostras independentes, p=0,05 e Análise de Concordância, com Coeficiente de Kappa de Cohen. Quanto à expectativa de parto e o que realizou, houve uma concordância moderada, Kappa=0,42 (IC95%: 0,17 a 0,66), nas adolescentes; a concordância foi de muito leve a leve, Kappa=0,22 (IC95%: 0,05 a 0,38), nas adultas; “cesárea a pedido” representou 41,9% das adolescentes e 43,3% das adultas. Conclui-se que é alta a incidência de cesárea desnecessária, a mulher ainda a visualiza como “um bem de consumo”, o que demonstra a necessidade da educação no pré-natal, enfatizando as vantagens do parto normal, o enfermeiro no seu papel de educador tem que estar atento a esta assistência.

Descritores: Enfermagem Obstétrica; Adolescentes; Cesárea; Parto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane da Silva Bruzadeli, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Acadêmica curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). São José do Rio Preto, SP.

Beatriz Barco Tavares, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Departamento de Enfermagem especializada FAMERP. São José do Rio Preto, SP.

Downloads

Publicado

09/04/2010

Como Citar

1.
Bruzadeli D da S, Tavares BB. Expectativa quanto ao parto e conhecimento do motivo da cesárea: entre puérperas adolescentes e adultas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 9º de abril de 2010 [citado 28º de maio de 2022];12(1). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9532

Edição

Seção

Artigo Original