Sentimentos do adolescente relacionados ao fenômeno bullying: possibilidades para a assistencia de enfermagem nesse contexto
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v8i1.946Palavras-chave:
Saúde Escolar, Enfermagem Pediátrica, Saúde do Adolescente, ViolênciaResumo
O bullying é um fenômeno devastador podendo vir a afetar a auto-estima e a saúde mental dos adolescentes. Geralmente ocorre quando o adolescente é mais suscetível ou vulnerável às agressões verbais ou morais que lhes causam angústia e dor, principalmente quando ocorrido em ambiente escolar traduzindo-se como uma forma de exclusão social. Pode desencadear alguns problemas de saúde tais como a anorexia, bulimia, depressão, ansiedade e até mesmo o suicídio. A enfermagem, pautada com princípios de prevenir agravos de diversos males, preocupa-se também com esta intercorrência traumática na adolescência. O objetivo deste estudo foi identificar sentimentos que possam estar relacionados com o bullying em adolescentes alunos de 5ª a 8ª séries. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizada em uma escola de segmento religioso conveniada com o estado. A coleta de dados ocorreu auxiliada por entrevistas gravadas, posteriormente transcritas e submetidas à análise temática. Os resultados mostraram que os sentimentos relacionados ao fenômeno são múltiplos e variados, sendo categorizados como aspectos de caráter positivo, aspectos de caráter negativo e aspectos de caráter necessário.
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