HISTÓRIAS DE VIDA DE MENINAS COM EXPERIÊNCIA PREGRESSA NAS RUAS: PERSPECTIVAS DO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v8i1.935Resumo
RESUMO: Trata-se de um estudo qualitativo que aborda historia de vida de oito meninas com experiência pregressa nas ruas e seu processo de inclusão social. Apresentamos como objetivos: analisar o significado de reintegração social; identificar as ações pedagógicas da instituição no processo de reintegração social; conhecer o significado e o impacto da recuperação social para meninas com experiência de vida nas ruas. A coleta de dados ocorreu através da entrevista semi-estruturada, diário de campo e observação participante. Os resultados mostram que o resgate e o processo de inclusão social dos sujeitos são possíveis a partir da relação interpessoal do educador com estes em seu meio. Assim, entendemos que apesar de uma história de vida marcada pelo abandono e exclusão social, o despertar de novas perspectivas de vida ocorre devido às ações pedagógicas e o fortalecimento das relações interpessoais entre as meninas e os educadores inseridos neste processo de reintegração social. Palavras-chave: Crianças de Rua, Ajustamento Social, Enfermagem em Saúde Pública.Downloads
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Publicado
29/12/2006
Como Citar
1.
Oliveira NS de, Medeiros M. HISTÓRIAS DE VIDA DE MENINAS COM EXPERIÊNCIA PREGRESSA NAS RUAS: PERSPECTIVAS DO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 29º de dezembro de 2006 [citado 21º de setembro de 2023];8(1). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/935
Edição
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Artigo Original