A formação em enfermagem enquanto dispositivo indutor de mudanças na produção do cuidado em saúde

Autores

  • Alcivan Nunes Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Lia Carneiro Silveira Universidade Estadual do Ceará
  • Karla Correia Lima Miranda Universidade Estadual do Ceará
  • Túlio Batista Franco Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i4.9186

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação Superior.

Resumo

Neste trabalho trazemos reflexões sobre a formação do enfermeiro enquanto dispositivo capaz de operar mudanças na produção do cuidado em saúde, na perspectiva de superar uma atenção centrada na doença. A postura discutida no texto se coloca em oposição à formação de cunho tecnicista e modeladora do agir profissional, pelo seu potencial de fomentar subjetividades que se traduzam em uma nova forma de se produzir o cuidado em saúde e a partir do reconhecimento da condição de sujeito tanto do profissional quanto para os usuários. A formação profissional é um dispositivo capaz de produzir subjetividades, desde que seja engendrada por metodologias de ensino que se proponham a repensar as fragmentações historicamente presentes na formação da enfermagem. Nossa aposta é de que essa formação não se resume apenas a um processo de assimilação de conhecimentos de cunho técnico, mas sim, uma rede complexa de produção de saberes e de subjetividades.

Descritores: Enfermagem; Educação em Enfermagem; Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcivan Nunes Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeiro, Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde. Professor Auxiliar III, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoro, RN, Brasil. E-mail: alcivannunes@uern.br.

Lia Carneiro Silveira, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Assistente V, Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: silveiralia@gmail.com.

Karla Correia Lima Miranda, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Comunitária. Professor Assistente, UECE. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: kfor026@terra.com.br.

Túlio Batista Franco, Universidade Federal Fluminense

Psicólogo, Doutor em Saúde Coletiva. Professor Adjunto, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil. E-mail: tuliofranco@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2011

Como Citar

1.
Vieira AN, Silveira LC, Miranda KCL, Franco TB. A formação em enfermagem enquanto dispositivo indutor de mudanças na produção do cuidado em saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2011 [citado 22º de maio de 2022];13(4):758-63. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9186

Edição

Seção

Artigo de Atualização