Desafios na prática pedagógica na educação profissional em enfermagem

Autores

  • Edilmara Gubert Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina
  • Marta Lenise do Prado Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i2.9036

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Enfermagem, Educação Profissionalizante, Ensino

Resumo

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, que teve por objetivo desvelar como a formação dos enfermeiros determina a sua prática pedagógica na educação profissional em enfermagem, principalmente no que se refere ao princípio da interdisciplinaridade. A coleta foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e como procedimentos de análise foram adotadas as etapas de codificação aberta e axial da Teoria Fundamentada de Dados.  Os resultados apontam que um dos maiores desafios está relacionado à formação inicial e permanente do educador para atuar em conformidade com os princípios propostos pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), especialmente a interdisciplinaridade. Conclui-se, que há ainda um distanciamento dos princípios propostos pela LDB e a prática de ensino, evidenciando a necessidade da capacitação docente para trabalhar na perspectiva da interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilmara Gubert, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Coordenadora de Cursos de Formação Inicial Continuada e Educação Técnica de Nível Médio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: edilmarag@yahoo.com.br.

Marta Lenise do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Pós-Doutorado pela Universidade de Barcelona, Professor Associado, Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do CNPq. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: mprado@ccsufsc.br.

Downloads

Publicado

30/06/2011

Como Citar

1.
Gubert E, Prado ML do. Desafios na prática pedagógica na educação profissional em enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 24º de maio de 2022];13(2):285-95. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9036

Edição

Seção

Artigo Original