Desafios na prática pedagógica na educação profissional em enfermagem

Autores

  • Edilmara Gubert Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina
  • Marta Lenise do Prado Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i2.9036

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Enfermagem, Educação Profissionalizante, Ensino

Resumo

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, que teve por objetivo desvelar como a formação dos enfermeiros determina a sua prática pedagógica na educação profissional em enfermagem, principalmente no que se refere ao princípio da interdisciplinaridade. A coleta foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e como procedimentos de análise foram adotadas as etapas de codificação aberta e axial da Teoria Fundamentada de Dados.  Os resultados apontam que um dos maiores desafios está relacionado à formação inicial e permanente do educador para atuar em conformidade com os princípios propostos pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), especialmente a interdisciplinaridade. Conclui-se, que há ainda um distanciamento dos princípios propostos pela LDB e a prática de ensino, evidenciando a necessidade da capacitação docente para trabalhar na perspectiva da interdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Edilmara Gubert, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Coordenadora de Cursos de Formação Inicial Continuada e Educação Técnica de Nível Médio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: edilmarag@yahoo.com.br.

Marta Lenise do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Pós-Doutorado pela Universidade de Barcelona, Professor Associado, Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do CNPq. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: mprado@ccsufsc.br.

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Publicado

30/06/2011

Edição

Seção

Artigo Original