ORIENTAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA AO CLIENTE – UMA MEDIDA PREVENTIVA AOS ESTRESSORES DO PROCESSO CIRÚRGICO

Autores

  • Aline Aparecida de Souza Faculdade de Enfermagem
  • Zelita Chaves de Souza Faculdade de Enfermagem
  • Rosangela Maria Fenili Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v7i2.879

Resumo

RESUMO: Este trabalho refere-se a uma prática assistencial realizada com clientes, no período pré-operatório, em uma unidade de clínica cirúrgica de um Hospital Universitário. O propósito foi de prevenir e minimizar os estressores do processo cirúrgico de clientes com cirurgias de Vesícula e Hérnia de Parede Abdominal. Para a metodologia nos respaldamos na Teoria de Betty Neumann com contribuição e conceitos de Paulo Freire, trabalhando a educação em saúde. Foram utilizadas diferentes abordagens, como orientação pré-operatória, atividades lúdicas e dinâmicas. Os resultados desta prática demonstraram que o cliente necessita de um maior esclarecimento e informação. Os momentos de descontração, também foram fundamentais no fortalecimento das linhas de defesa do cliente, segundo a teorista. Esta assistência revelou a importância da atenção prestada pela equipe de enfermagem durante a hospitalização. PALAVRAS CHAVE: Enfermagem Perioperatória; Estresse; Educação em Saúde.

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Publicado

26/12/2006

Como Citar

1.
Souza AA de, Souza ZC de, Fenili RM. ORIENTAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA AO CLIENTE – UMA MEDIDA PREVENTIVA AOS ESTRESSORES DO PROCESSO CIRÚRGICO. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 26º de dezembro de 2006 [citado 20º de maio de 2022];7(2). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/879

Edição

Seção

Relato de Experiência