A sistematização da assistência de enfermagem na perspectiva da equipe de um hospital de ensino

Autores

  • Flavia Feron Luiz
  • Stela Maris de Mello Padoin Universidade Federal de Santa Maria
  • Eliane Tatsch Neves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Aline Cammarano Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Caroline Sissy Tronco Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i4.8642

Palavras-chave:

Administração dos cuidados ao paciente, Equipe de assistência ao paciente, Processos de enfermagem, Prática profissional

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i4.8642

A sistematização da assistência de enfermagem organiza o trabalho quanto ao método, ao pessoal e aos instrumentos, o que possibilita a operacionalização do processo de enfermagem. Estudo descritivo de abordagem qualitativa que teve como objetivo identificar as facilidades e dificuldades da implantação da sistematização da assistência de enfermagem, na percepção da equipe de enfermagem de um hospital de ensino no Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados foi realizada nos meses de agosto e setembro de 2008, a partir de uma entrevista semiestruturada, realizada com a equipe de enfermagem. Para análise dos dados utilizou-se a análise temática de conteúdo. Dos resultados emergiram as seguintes categorias: limitações da instituição e dos profissionais para implantação; possibilidades para implantação e as perspectivas dos profissionais. Dessa forma, não só o preparo técnico-científico, como também as condições institucionais e o envolvimento da equipe de enfermagem tornam-se fundamentais no processo de implantação e manutenção da sistematização da assistência de enfermagem. Esta implica, ainda, em reconhecimento dos profissionais de Enfermagem como detentores de saberes inerentes à ciência da profissão.

Descritores: Administração dos cuidados ao paciente; Equipe de assistência ao paciente; Processos de enfermagem; Prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Feron Luiz

Enfermeira. Residente em Terapia Intensiva, Grupo Hospitalar Conceição. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: flaviaferon@yahoo.com.br.

Stela Maris de Mello Padoin, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: stelamaris_padoin@hotmail.com.

Eliane Tatsch Neves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, UFSM. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: elianeves03@gmail.com.

Aline Cammarano Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, UFSM. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: lilicammarano@yahoo.com.br.

Caroline Sissy Tronco, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, UFSM. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: carolinetronco@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2010

Como Citar

1.
Luiz FF, Padoin SM de M, Neves ET, Ribeiro AC, Tronco CS. A sistematização da assistência de enfermagem na perspectiva da equipe de um hospital de ensino. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2010 [citado 29º de março de 2024];12(4):655-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/8642

Edição

Seção

Artigo Original