A percepção de estudantes sobre a metodologia problematizadora: a mudança de paradigma em relação ao processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Jorge Luiz Lima da Silva Faculdade de Enfermagem
  • Débora Lopes de Assis Faculdade de Enfermagem
  • Angelina Cupollilo Gentile Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v7i1.852

Palavras-chave:

Ensino, Educação em Enfermagem, Pesquisa em Educação de Enfermagem

Resumo

A pedagogia progressista utiliza a metodologia problematizadora de ensino como principal ferramenta para reflexão-ação crítica sobre a realidade, promovendo a interação na construção do conhecimento. Os estudantes dos cursos de capacitação do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) usufruem desta metodologia de ensino, passando por uma transição, visto que o ensino básico e médio destes estudantes baseou-se nos parâmetros de ensino tradicional, liberal e bancário. O estudo traz como objetivos analisar a opinião dos estudantes sobre o método problematizador de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com método qualitativo, que se deu por meio de um estudo de caso realizado com 33 estudantes dos cursos de capacitação para atendentes (Núcleo Niterói) e auxiliares de enfermagem (Núcleo Cachoeiras de Macacu). As opiniões foram categorizadas de acordo com grupos temáticos e comentadas. A maioria dos alunos considera o método bom ou muito bom, relatam que aprendem mais no diálogo problematizador. A metodologia problematizadora não é bem vista por todos os discentes, principalmente, por encontrarem parâmetros diferenciados de avaliação e de participação em sala de aula. Indicam como deficiência da metodologia a falta de avaliações escritas e questionam a credibilidade da aprendizagem somente através do diálogo problematizador. Em contrapartida, valorizam a troca de experiências em sala de aula, esclarecimento das dúvidas em conjunto e atuação e acompanhamento dos professores. Cabe, neste momento de transição, uma conscientização do estudante de que ele é um sujeito crítico-reflexivo e atuante na sua aprendizagem. Sendo um processo essencial a capacidade de formulação de problemas, identificação de desafios, e busca de alternativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25/12/2006

Edição

Seção

Artigo Original