PERFIL DO CLIENTE CIDADÃO

Autores

  • Ângela Cristina Bueno Vieira Faculdade de Enfermagem
  • Tatiany Cristina Pereira Silva Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v6i3.828

Resumo

RESUMO: Em nossa vivência e atuação na Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG), observamos que apesar da maioria dos pacientes internados receberem orientação sobre sua patologia, geralmente não cumprem as orientações realizadas pela equipe multidisciplinar. Para a promoção contínua do autocuidado, foi implantado o projeto de extensão “Cliente Cidadão”, com intuito de contribuir no resgate da cidadania do paciente, orientando e reforçando seus direitos e deveres enquanto portador de uma patologia. Relato de experiência discutido por meio de uma abordagem qualitativa junto a um grupo de pacientes internados na Clínica Médica do HC/UFG que deambulam, seus familiares e os que participaram do projeto Cliente Cidadão durante sua internação no ano de 2003. Nos encontros realizados foram ministradas palestras, oficinas e grupos de vivência por uma equipe multiprofissional e coordenados por uma enfermeira. Os assuntos foram diversos, abordando algumas patologias e seus cuidados, assistência espiritual e social. A participação do cliente na sua recuperação é de extrema importância e, para que isso ocorra, é necessária a educação em saúde compreendida em sua forma ampliada, reconhecendoa realidade do cliente, do seu dia a dia, proporcionando mecanismos para torna-lo sujeito ativo e com autonomia para agir em prol da sua saúde. PALAVRAS-CHAVE: Educação em saúde; Autocuidado; Qualidade de vida.

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Publicado

22/12/2006

Como Citar

1.
Vieira Ângela CB, Silva TCP. PERFIL DO CLIENTE CIDADÃO. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 22º de dezembro de 2006 [citado 30º de junho de 2022];6(3). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/828

Edição

Seção

Relato de Experiência