A comunicação como instrumento do enfermeiro para o cuidado emocional do cliente hospitalizado

Autores

  • Mônica Oliveira Batista Oriá Faculdade de Enfermagem
  • Leila Memória Paiva Moraes Faculdade de Enfermagem
  • Janaína Fonseca Victor Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v6i2.808

Resumo

A comunicação é um importante aspecto para se estabelecer o cuidado de enfermagem que vislumbra uma assistência de qualidade. Dessa forma a comunicação colabora para a promoção do cuidado emocional. Objetivamos com este estudo refletir sobre as interfaces do cuidado emocional ao cliente hospitalizado, vislumbrando a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem. Esta reflexão originou-se das inquietações suscitadas pelo nosso cotidiano do trabalho e consultas à literatura vigente quanto às necessidades emocionais do cliente hospitalizado. Para prestarmos o cuidado emocional é necessário sermos bons ouvintes, expressar um olhar atencioso e tocar os nossos clientes, confortando e recuperando sua auto-estima. A partir de nossas reflexões consideramos que o cuidado emocional do cliente hospitalizado se faz de suma importância para a melhoria da qualidade de vida, não só do cliente, mas de sua família. Unitermos: Enfermagem; Comunicação; Cuidado Emocional.

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Publicado

22/12/2006

Edição

Seção

Artigo de Revisão