A construção do feminino e do masculino no processo de cuidar crianças em creches
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v10i1.8006Palavras-chave:
Cuidado à criança, Identidade de gênero, Educação infantil, Enfermagem em saúde comunitária.Resumo
Neste estudo, com abordagem qualitativa, fundamentado na concepção de habitus do sociólogo Pierre Bourdieu, objetivou-se investigar como se constrói o feminino e o masculino no processo de cuidar crianças em uma creche do Rio Grande/RS. Após aprovação do projeto pelo comitê de ética, colheram-se os dados, nos meses de março e abril de 2006, por meio de observação registrada em diário de campo, fotografias e entrevistas com as cuidadoras. Pela análise de conteúdo, apreendeu-se que elas são afetuosas e solícitas tanto com meninos quanto com meninas. Acreditam que o cuidado de crianças é atribuição instintivamente feminina e que homens, ao quererem desempenhá-la, necessitam de aprendizado. Evidenciou-se, pelas seções observacionais e fotografias que, de forma ora evidente, ora velada, os estereótipos de gênero são inculcados nas crianças e que o processo de cuidar é constantemente por eles permeado.
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Copyright (c) 2009 Revista Eletrônica de Enfermagem
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