Vivendo o sofrimento e os desafios no trabalho
expressões autocríticas de um grupo de enfermeiros-educadores
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v6i1.800Palavras-chave:
Enfermagem, Expressões autocríticas, Processo de trabalhoResumo
Este é um recorte da minha dissertação de mestrado, que teve como objetivo conhecer as expressões autocríticas de enfermeiros-educadores sobre seu processo de trabalho, na formação de técnicos de Enfermagem. A metodologia utilizada como referencial foi a concepção construtivista, sócio-interacionista de Vygotsky e reuniu expressões de um grupo docente profissional de Enfermagem atuante em um Estado da Região Sul do Brasil. Foram realizadas sessões temáticas e sistemáticas com os sujeitos deste estudo e exploradas as narrações feitas a respeito de suas respectivas vivências pedagógicas. Como procedimento de análise foi adotado o método proposto por Trentini, Paim. Os resultados apontam que esses enfermeiros-educadores expressam o prazer de lidar com a educação profissional voltado a formação de técnicos de Enfermagem e o sofrimento de um processo de trabalho implicado em desvalorização de múltiplas ordens. Além disso, revelam os indicativos de organização interna de uma rede social, interacionista entre os sujeitos desse nível de educação com tendência a contínua construção de mudanças dirigidas à competência pedagógica desse grupo.
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