Quem é o aluno PROFAE?

Autores

  • Ana Aparecida Sanches Bersusa Faculdade de Enfermagem
  • Maria de Lourdes Zanin Faculdade de Enfermagem
  • Maria Mercedes Loureiro Escuder Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v6i1.797

Palavras-chave:

Formação, Capacitação, Equipe de Enfermagem

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal verificar o perfil do aluno técnico de enfermagem do curso do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem, PROFAE desenvolvido no Hospital Ipiranga vinculado ao Centro Formador de Recursos Humanos (CEFOR) da Secretária de Estado da Saúde de São Paulo. Foram aplicados dois inquéritos, um no inicio do curso com devolução de 36 instrumentos e outro no final com 30. Houve 6 desistências. Além do perfil pessoal e profissional dos alunos, incluíram-se questões referentes às expectativas de mudanças profissionais (qualidade, conhecimento, salário e satisfação) mensuradas em escalas de 1 a 10. Na análise, verificou-se que os alunos tinham em média 40 anos, procedentes da própria região. A maior parte formou-se em auxiliar de enfermagem entre 1994 a 1997 em escolas privadas. Quanto à atuação profissional, predominaram as áreas de unidade de clínica médica, terapia intensiva, pronto socorro, executando atividades de administração de medicamentos, curativos, verificação de sinais vitais e cuidados de higiene em seu cotidiano. Os alunos se mostraram positivos quanto às mudanças da qualidade, satisfação e conhecimento, tanto no inicio como no final do curso. O salário teve uma inversão da expectativa inicial com o final do curso quando os alunos observaram ser pouca a mudança que teriam em seus salários. Verificamos que a maioria dos alunos teve mudanças positivas relatadas pelos enfermeiros do local de seu trabalho e que não serão incorporados a sua nova categoria profissional. Quanto ao significado do curso para si verificamos que a maioria acredita em crescimento profissional e que o curso oferecido foi de boa qualidade. Este estudo pode servir de subsidio para reflexões para professores e coordenadores sobre a formação do técnico de enfermagem.

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Publicado

21/12/2006

Edição

Seção

Artigo Original