Ensinando e aprendendo
uma experiência com grupos de pais de crianças hospitalizadas
Resumo
Trata-se do relato de uma experiência no ensino prático da disciplina de Enfermagem Materno-Infanto-Juvenil, envolvendo a assistência de enfermagem aos acompanhantes de crianças hospitalizadas através de atividades em grupo coordenadas pelos acadêmicos de enfermagem. O objetivo foi descrever a experiência de utilização da tecnologia de grupo como estratégia para o atendimento de enfermagem aos acompanhantes de crianças internadas e para a sensibilização dos acadêmicos de enfermagem quanto à necessidade de assistência desse grupo de clientes. O trabalho em grupo com esses acompanhantes tem-se mostrado bastante eficiente para revelar as suas reais necessidades de assistência, além de permitir a socialização das vivências subjetivas relacionadas com a hospitalização da criança e a busca de comportamentos mais saudáveis para o enfrentamento da situação. Essa tecnologia mostrou-se útil também para proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar os aspectos teóricos da relação enfermeiro-paciente-familiares, despertando neles o interesse pela assistência aos acompanhantes de pacientes internados. Concluiu-se que a utilização de técnicas grupais para a assistência aos acompanhantes de crianças hospitalizadas possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e crescimento pessoal dos alunos e dos pais, além de melhorar a qualidade da assistência de enfermagem oferecida. Palavras chaves: Enfermagem pediátrica; pais; ensino.
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Copyright (c) 2006 Revista Eletrônica de Enfermagem
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