Estresse e estratégias de enfrentamento em uma equipe de enfermagem de Pronto Atendimento

Autores

  • Andréa Regina Leonardo Calderero Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Adriana Inocenti Miasso Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Clarissa Mendonça Corradi-Webster Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Pret

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10i1.7681

Palavras-chave:

Estresse psicológico, Equipe de enfermagem, Serviços de enfermagem.

Resumo

O trabalho é uma das fontes de satisfação de necessidades humanas, todavia pode, ser fonte de adoecimento quando contém fatores de risco para o estresse e o trabalhador não dispõe de recursos suficientes para se proteger destes riscos. O objetivo deste estudo é verificar, entre a equipe de enfermagem do Pronto Atendimento de um Centro de Saúde Escola, a ocorrência e as fontes de estresse, as estratégias de enfrentamento utilizadas e sugestões de ações para a redução do estresse. Estudo descritivo, transversal, com abordagem quali-quantitativa. Os dados foram coletados no período de junho e julho de 2005. Constaram da amostra 37 profissionais da equipe de enfermagem que atuam na referida unidade e que consentiram, por escrito, em participar do estudo. Para coleta dos dados utilizou-se entrevista semi-estruturada. Para análise dos dados quantitativos empregou-se a estatística descritiva e para os dados qualitativos, a Análise de Conteúdo de Bardin. 97,4% dos profissionais relataram sentir-se estressados; as sugestões para redução do estresse relacionaram-se ao funcionamento organizacional, sobrecarga de trabalho e relacionamento com equipe e clientela; foram utilizadas estratégias de evitamento, confronto direito e indireto frente ao estresse. Faz-se necessária adoção, pela referida instituição, de estratégias sadias de redução de estresse voltadas para estes profissionais.

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Publicado

07/10/2009

Edição

Seção

Artigo Original