VALIDAÇÃO DE JOGO EDUCATIVO PARA A DISCUSSÃO DA COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA

Autores

  • Solânia Durman Faculdade de Enfermagem
  • Denise Costa Dias Faculdade de Enfermagem
  • Maguida Costa Stefanelli Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v4i2.762

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo mostrar a utilização do jogo educativo para estimular a reflexão e discussão em grupo sobre a comunicação terapêutica na prática assistencial em um hospital geral. Trata-se de um estudo participativo exploratório com leitura qualitativa dos dados; realizado através da aplicação de jogo educativo, adaptado a partir de STEFANELLI (1993). A população foi um grupo de 5 enfermeiros de um hospital geral de 67 leitos, da cidade de Cascavel, estado do Paraná. Os dados foram coletados no período de julho a setembro de 1999, por meio de reuniões grupais onde foram expostas as regras do jogo.. Este jogo é composto de cartas contendo mensagens para estimular discussões sobre comunicação terapêutica, e através das discussões e reflexões foi construído um conceito do grupo sobre comunicação terapêutica. Foi possível concluir que a utilização do jogo foi uma estratégia válida para estimular o pensamento crítico e considerações sobre comunicação terapêutica, e isso foi evidenciado na avaliação realizada. PALAVRAS-CHAVE: Jogo educativo; Comunicação Terapêutica; Ensino em Enfermagem.

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Publicado

21/12/2006

Como Citar

1.
Durman S, Dias DC, Stefanelli MC. VALIDAÇÃO DE JOGO EDUCATIVO PARA A DISCUSSÃO DA COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 21º de dezembro de 2006 [citado 20º de maio de 2022];4(2). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/762

Edição

Seção

Artigo Original