Validação de jogo educativo para a discussão da comunicação terapêutica

Autores

  • Solânia Durman Faculdade de Enfermagem
  • Denise Costa Dias Faculdade de Enfermagem
  • Maguida Costa Stefanelli Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v4i2.762

Palavras-chave:

Jogo educativo, Comunicação Terapêutica, Ensino em Enfermagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar a utilização do jogo educativo para estimular a reflexão e discussão em grupo sobre a comunicação terapêutica na prática assistencial em um hospital geral. Trata-se de um estudo participativo exploratório com leitura qualitativa dos dados; realizado através da aplicação de jogo educativo, adaptado a partir de Stefanelli (1993). A população foi um grupo de 5 enfermeiros de um hospital geral de 67 leitos, da cidade de Cascavel, estado do Paraná. Os dados foram coletados no período de julho a setembro de 1999, por meio de reuniões grupais onde foram expostas as regras do jogo. Este jogo é composto de cartas contendo mensagens para estimular discussões sobre comunicação terapêutica, e através das discussões e reflexões foi construído um conceito do grupo sobre comunicação terapêutica. Foi possível concluir que a utilização do jogo foi uma estratégia válida para estimular o pensamento crítico e considerações sobre comunicação terapêutica, e isso foi evidenciado na avaliação realizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21/12/2006

Edição

Seção

Artigo Original