Aplicação de manual educativo sobre a pele do recém-nascido com estudantes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v9i3.7502Palavras-chave:
Enfermagem pediátrica, Recém-nascido, Pele, Ensino, Educação em enfermagem.Resumo
Este estudo objetivou descrever e avaliar, na perspectiva dos alunos, a implementação de manual educativo sobre as características da pele do recém-nascido, como estratégia no processo ensino-aprendizagem da disciplina Enfermagem no Processo do Cuidar I (Criança e Adolescente). Realizado em Fortaleza, entre janeiro/junho de 2006 com 42 alunos do curso de graduação em enfermagem da UFC, que cursaram a disciplina entre 2005/2006. Para tanto foi aplicado um instrumento para avaliar a estrutura, linguagem e importância do manual para a prática de enfermagem. Destes 42 alunos, 12 se encontravam também em atividades práticas em Neonatologia, os quais responderam a outro instrumento que registrava a avaliação dos discentes acerca da contribuição do manual na sua atuação em prática com o RN. O manual foi avaliado como “satisfatório” em termos de clareza, coerência da linguagem, e conteúdo, por 100% (42) dos sujeitos. Referente à “qualidade das fotos” 90,5% (38) dos discentes o avaliou como “satisfatório” e 9,5% (4) como “não satisfatório”. Os alunos que desenvolveram atividades práticas durante a pesquisa consideraram o manual como recurso facilitador para avaliar a pele do recém-nascido. Conforme os resultados expostos, o manual revelou-se adequado à população alvo, assim como sua utilização para aprendizagem da temática.
Palavras chave: Enfermagem pediátrica; Recém-nascido; Pele; Ensino; Educação em enfermagem.
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