Avaliação da habilidade de empatia dos estudantes em relação aos grupos por eles assistidos

Autores

  • Nursan Çinar Sakarya University School of Health Sciences
  • Reyhan Cevahir Sakarya University School of Health Sciences
  • Sevil ?ahin Sakarya University School of Health Sciences
  • Cefariye Sözeri Sakarya University School of Health Sciences
  • Sema Ku?uo?lu Sakarya University School of Health Sciences

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v9i3.7442

Palavras-chave:

Empatia, Habilidade, Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagem

Resumo

Estudo descritivo, comparativo desenvolvido com o objetivo de avaliar as habilidades de empatia dos estudantes do Departamento de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde da Universidade de Sakarya/Turquia.  Trabalhou-se com amostra composta de 104 estudantes que fizeram parte do estudo, respondendo a formulário com 22 questões entre os anos de 2006/2007. No instrumento de coleta de dados constava ainda o “Formulário B da Escala de Habilidade de Empatia” de Dökmen (1988) para testar a validade e confiabilidade do mesmo em nosso país. Na avaliação, percentual, teste ‘t’ e teste “Mann Whitney U” foram empregados. A média dos pontos da habilidade de empatia dos estudantes incluídos no estudo encontrada foi de 139.45  ± 20.47. De acordo com os resultados do estudo, os registros da habilidade de empatia dos estudantes do primeiro ano estão acima se comparados com as turmas do segundo e terceiro anos.  Este caso pode depender do fato de que as aulas de comunicação são mais intensivas neste ano. Novamente, o aumento dos pontos da habilidade de empatia no quarto ano nos fez concluir que as oportunidades de aplicação nas aulas de Enfermagem Psiquiátrica, obtidas neste ano, tem sido eficazes no desenvolvimento da habilidade de empatia dos estudantes.

Palavras chave: Empatia; Habilidade; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem.

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Publicado

16/09/2009

Edição

Seção

Artigo Original