Construindo uma narrativa antirracista para a formação em enfermagem: relato de experiência de uma ação afirmativa em sala de aula

Autores

  • Luciana Silvério Alleluia Higino da Silva Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Eusébio, Ceará, Brasil. Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: lualleluia@id.uff.br. https://orcid.org/0000-0003-2786-5680
  • Cláudia Mara de Melo Tavares Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: claudiatavares@id.uff.br. https://orcid.org/0000-0002-8416-6272
  • Matheus Marques Ferreira Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: matheus-marques@id.uff.br.
  • Thiago Nogueira da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: tns.thiago@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0002-8666-8698

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v25.73996

Palavras-chave:

Racismo, Enfermagem psiquiátrica, Política Pública, Saúde mental, Desenvolvimento de pessoal

Resumo

Objetivo: analisar, à luz Teoria Crítica da Raça, uma aula ministrada sobre o impacto do racismo e a importância das ações afirmativas na formação e atuação da enfermagem. Métodos: se trata de um relato de experiência de elaboração, organização e desenvolvimento de uma aula da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, realizada em 2022, com acadêmicos do sexto período de graduação, na modalidade de ensino remoto, pautado em metodologia ativa para propiciar dinamismo e criticidade na aprendizagem sobre racismo e as ações afirmativas e antirracistas na graduação em enfermagem. Resultados: a organização da aula resultou em três eixos temáticos, a saber, “Racismo: o ensino e a história das ações de cuidado nas filosofias africanas”; “Racismo: cuidado e teoria”; e “Racismo: formação profissional, prática do cuidar em enfermagem e as ações afirmativas em saúde”, os quais foram percorridos em movimentos de teorização, discussão e proposição. Conclusão: aula sobre racismo como a que foi apresentada configura em relevante ação afirmativa para a formação decolonial de estudantes de enfermagem, que pode favorecer a construção de uma sociedade pautada na equidade racial.

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Publicado

23/06/2023

Edição

Seção

Artigo Original