Estresse percebido pelos estudantes de enfermagem frente à pandemia de COVID-19 e fatores associados: estudo transversal

Autores

  • Larissa Sousa Oliva Brun Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: larissabrun@id.uff.br. https://orcid.org/0000-0001-7978-7878
  • Allana de Lacerda Uzeda Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: allanalacerda@id.uff.br.
  • Amanda Correa de Siqueira Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: amandasiqueira@id.uff.br.
  • Maithê de Carvalho e Lemos Goulart Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: maithegoulart@gmail.com. https://orcid.org/0000-0003-2764-5290
  • Fernanda Maria Vieira Pereira Ávila Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: fernanddamaria@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0003-1060-6754
  • Fernanda Garcia Bezerra Góes Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: ferbezerra@gmail.com. https://orcid.org/0000-0003-3894-3998

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v24.72902

Palavras-chave:

Estresse Psicológico, Estudantes de Enfermagem, COVID-19

Resumo

Objetivo: avaliar o estresse percebido pelos estudantes de enfermagem frente à pandemia da COVID-19 e identificar os fatores associados. Métodos: estudo transversal, envolvendo estudantes da graduação em enfermagem de uma universidade do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada online, entre outubro e novembro de 2020, utilizando a Perceived Stress Scale (PSS) adaptada para uso no Brasil. Utilizaram-se os testes Exato de Fisher e t de Student, com p-valor < 0,05. Resultados: participaram 146 estudantes. O escore médio de estresse percebido foi 22,3 (DP ± 5,3), com pontuação maior para o sexo masculino (p = 0,001). Fatores estressores mais prevalentes foram relacionados à Universidade e aos estudos; ao Isolamento e ao distanciamento social, e a aspectos emocionais. Houve associação entre estar cursando até o quinto período e fatores estressores relacionados à universidade e aos estudos (p = 0,020) e à informação sobre a COVID-19 (p = 0,003). Estressores relacionados a fatores financeiros foram associados a percepção de diminuição da renda (p = 0,000). Conclusão: o estresse percebido em estudantes frente à pandemia de COVID-19 foi moderado, com maior intensidade no sexo masculino. Fatores estressores estavam associados à etapa do curso até o quinto período e diminuição da renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Pereira MD, Oliveira LC, Costa CFT, Bezerra CMO, Pereira MD, Santos CKA, et al. The COVID-19 pandemic, social isolation, consequences on mental health and coping strategies: an integrative review. Research, Society and Development [Internet]. 2020 [cited 2022 Dec 28];9(7):e652974548. Available from: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4548

Ferreira PHC, Ribeiro LCC, Gomes GF, Gonçalves RPF. Estratégias adotadas no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência profissional. Enferm. Foco [Internet] 2020 [cited 2022 Dec 28];11(Esp. 2):199-204. Available from: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n2.ESP.3783

Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 (BR). Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19 [Internet]. Diário Oficial da União. 18 mar 2020 [cited 2022 Dec 28]. Seção 1:39. Available from: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376.

Torres ACM, Alves LRG, Costa ACN da. Education and Health: reflections on the university context in times of COVID-19 [Internet]. SciELO Preprints [Internet]. 2020 [cited 2022 Dec 28]. Available from: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.640

Vieira KM, Postiglioni GF, Donaduzzi G, Porto CS, Klein LL. Vida de Estudante Durante a Pandemia: Isolamento Social, Ensino Remoto e Satisfação com a Vida. EaD em Foco [Internet]. 2020 [cited 2022 Dec 28];10(3):e1147. Available from: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147

Matos FA, Costa E. Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem: relato em tempo de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior [Internet]. 2020 [cited 2022 Dec 28];10:e024719. Available from: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24719

Rafael RMRR, Correia LM, Mello AS, Prata JA, Depret DG, Espirito-Santo TB, et al. Psychological distress in the COVID-19 pandemic: prevalence and associated factors at a nursing college. Rev Bras Enferm [Internet]. 2021 [cited 2022 Dec 28];74(Suppl 1):e20210023. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0023

Gundim VA, Encarnação JP, Santos FC, Santos JE, Vasconcellos EA, Souza RC. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Rev baiana enferm [Internet]. 2021 [cited 2022 Dec 28];35:e37293. Available from: https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293

Silva MC, Oliveira DS, Santos ALS, Ferreira VCO, Fernandes ESF, Souza CO. Manejo do estresse e fatores associados entre estudantes de enfermagem. Rev Recien [Internet]. 2022 [cited 2022 Dec 28];12(37):365-75. Available from: https://doi.org/10.24276/rrecien2022.12.37.365-375

Faraj TA. Stress levels regarding COVID-19 pandemic among nursing students at University of Sulaimani, Kurdistian region, Iraq. Wiad Lek [Internet]. 2022 [cited 2022 Dec 28];75(4 pt 1):809-13. Available https://doi.org/10.36740/wlek202204111

Macêdo DPL, Silva DDNS, Magalhães JM, Batista PVS, Amorim FCM, Carvalho CMS, et al. Impacto da pandemia na saúde mental dos discentes de enfermagem no contexto da COVID-19. Rev Enferm Atual In Derme [Internet]. 2022 [cited 2022 Dec 28];96(39):e-021284. Available from: https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.39-art.1456

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Especial. Doença pelo Coronavírus COVID-19. Semana Epidemiológica 42 (11/10 a 17/10/2020). , Brasília, DF (BR): Ministério da Saúde; 2020 [cited 2022 Dec 28]. Available from:

https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/covid-19/2020/boletim_epidemiologico_covid_36_final.pdf

Dias JCR, Silva WR, Maroco J, Campos JADB. Escala de Estresse Percebido Aplicada a Estudantes Universitárias: Estudo de Validação. Psychology, Community & Health [Internet]. 2015 [cited 2022 Dec 28];4(1):1-13. Available from: https://doi.org/10.5964/pch.v4i1.90

Yosetake AL, Camargo IML, Luchesi LB, Gherardi-Donato ECS, Teixeira CAB. Estresse percebido em graduandos de enfermagem. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [Internet]. 2018 [cited 2022 Dec 28];14(2):117-24. Available from: https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000336

Pawlak ND, Serafin L Boz, Czarkowska-Pączek B. Female Sex and Living in a Large City Moderate the Relationships between Nursing Students' Stress Level, Perception of Their Studies, and Intention to Practice Professionally: A Cross-Sectional Study. Int J Environ Res Public Health [Internet]. 2022 [cited 2022 Dec 28];19(9):5740. Available from: https://doi.org/10.3390/ijerph19095740

Gallego-Gómez JI, Campillo-Cano M, Carrión-Martínez A, Balanza S, Rodríguez-González-Moro MT, Simonelli-Muñoz AJ, et al. The COVID-19 Pandemic and Its Impact on Homebound Nursing Students. Int J Environ Res Public Health [Internet]. 2020 [cited 2022 Dec 28];17(20):7383. Available from: https://doi.org/10.3390/ijerph17207383

Hirsch CD, Barlem ELD, Almeida LK, Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Ramos AM. Fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Texto contexto - enferm [Internet]. 2018 [cited 2022 Dec 28];27(1):e0370014. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-07072018000370014

Pinheiro GA, Luna IG, Santos RAC, Pimentel SFP, Varão AC. Estresse percebido durante período de distanciamento social: diferenças entre sexo. Braz. J. Hea. Rev. [Internet]. 2020 [cited 2022 Dec 28];3(4):10470-86. Available from: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-264

Oliveira CT, Santos AS, Dias ACG. Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação. Psicol., Ciênc. Prof. (Impr.) [Internet]. 2016 [cited 2022 Dec 28];36(4):864-76. Available from: https://doi.org/10.1590/1982-3703003052015

Kohn IG, Machado LP, Cruz MS, Flores RSCT, Lima SMB, Oliveira VQ. Saúde mental dos estudantes em tempo de pandemia. Rev Congrega [Internet]. 2020 [cited 2022 Dec 28];16(16):43-7. Available from: http://revista.urcamp.tche.br/index.php/rcmpce/article/view/3548.

Maia BR, Dias PC Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estud. psicol. [Internet]. 2020 [cited 2022 Dec 28];37:e200067. Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

Teixeira LAC, Costa RA, Mattos RMPR, Pimentel D. Saúde mental dos estudantes de Medicina do Brasil durante a pandemia da coronavirus disease 2019. J. bras. psiquiatr. [Internet]. 2021 [cited 2022 Dec 28];70(1):21-9. Available from: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000315

Murakami K, Panúncio-Pinto MP, Santos JLF, Troncon LEA. Estresse psicológico em estudantes de cursos de graduação da área da saúde: subsídios para promoção de saúde mental. Rev Med (São Paulo) [Internet]. 2019 [cited 2022 Dec 28];98(2):108-13. Available from: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i2p108-113

Nunes RC. An overview of the evasion of university students during remote studies caused by COVID-19 pandemic. Research, Society and Development [Internet]. 2021 [cited 2022 Dec 28];10(3):e1410313022. Available from: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13022

Publicado

31/12/2022

Edição

Seção

Artigo Original