Revisão de literatura: a utilização da dramatização no ensino de enfermagem

Autores

  • Lucia Tobase Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde
  • Elaine Cristina Rodrigues Gesteira Universidade Paulista
  • Regina Toshie Takahashi Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v9i1.7149

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Ensino, Aprendizagem, Dramatização.

Resumo

Revisão integrativa de literatura sobre dramatização no ensino de enfermagem. Objetivo: realizar levantamento bibliográfico de publicações de enfermagem, relacionadas à utilização da dramatização como estratégia no ensino de Enfermagem. Metodologia: foram verificadas as bases COCHRANE, MEDLINE, CINAHL, LILACS, USP/SIBI-Net/ DEDALUS, OVID, ERIC e PERIENF. Diferentes contextos da temática Dramatização foram analisados em quatro camadas interativas. A dimensão temporal das publicações variou entre 1994 a 2005. Resultados: foram encontrados 31 estudos e realizada análise contextual da temática Dramatização sob o contexto imediato “A Dramatização e o Indivíduo”; sob o contexto específico, à luz do “Curso de Enfermagem e a Profissionalização”; sob o contexto geral, refletindo sobre a “Dramatização e a Escola” e relacionado ao metacontexto, à guisa da “Dramatização e a Educação”. Conclusão: ficou evidente a preocupação do docente com a motivação dos discentes no processo de ensino-aprendizagem, em busca da (re)elaboração das competências do futuro profissional, onde a aprendizagem eficaz atua no domínio da reestruturação dos conceitos, das competências operativas e do crescimento pessoal. A dramatização valoriza o saber do educando, instrumentalizando-o para transformação da realidade e de si mesmo. Possibilita estabelecer sua participação ativa no processo educativo, contribuindo na formação de um profissional reflexivo, ético, crítico e criativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/09/2009

Edição

Seção

Artigo de Revisão