Satisfação e insatisfação no trabalho na percepção de enfermeiros de um hospital universitário
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v12i2.7006Palavras-chave:
Satisfação no emprego, Recursos Humanos em Saúde, Enfermagem.Resumo
O trabalho ocupa lugar central na vida do homem e dependendo da forma como é executado e organizado, demanda ações, no sentido de suprir as necessidades dos trabalhadores, as quais podem gerar sentimentos de satisfação ou insatisfação. Este estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, teve por objetivos conhecer os elementos constituintes da satisfação e insatisfação no trabalho e compreender o significado de satisfação e insatisfação na perspectiva de enfermeiros de um hospital público e de ensino no Município de São Paulo. Contou com a participação de dez enfermeiros. Os dados foram coletados no período de abril a julho de 2007, por meio de entrevistas semi-estruturadas e apresentadas na forma de narrativa. Adotou-se o método de Análise de Conteúdo de Bardin para analisar e interpretar as narrativas. Dos achados emergiram as Unidades de Significado que culminaram nas categorias: Satisfação no trabalho, Insatisfação no trabalho e a Dualidade entre Satisfação e Insatisfação no trabalho. Os resultados permitiram identificar os elementos constituintes da satisfação e insatisfação no trabalho, propiciando a implementação de estratégias que impactem na dinâmica organizacional e, ainda, contribuir para a construção de indicadores de qualidade de gerenciamento em recursos humanos.
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