A experiência do distanciamento social dos estudantes de enfermagem durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • Beatriz Pontes Visentini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Botucatu, São Paulo, Brasil, beatriz.pontes@unesp.br. https://orcid.org/0000-0001-9680-9098
  • Guilherme Correa Barbosa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Botucatu, São Paulo, Brasil, g.barbosa@unesp.br. https://orcid.org/0000-0002-7433-8237
  • Júlia Carolina de Mattos Cerioni Silva Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, jucarol80@usp.br. https://orcid.org/0000-0001-5367-4197
  • Paula Hayasi Pinho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Santa Cruz das Almas, Bahia, Brasil, paulahpinho@gmail.com. https://orcid.org/0000-0001-8922-0699
  • Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, marciaap@usp.br. https://orcid.org/0000-0002-1069-8700

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v23.68264

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Impacto Psicossocial, Quarentena, Saúde Mental, Pandemias

Resumo

Objetivo: Analisar a experiência do distanciamento social durante a pandemia da COVID-19 dos estudantes de enfermagem de uma universidade pública paulista. Método: Estudo de abordagem qualitativa, utilizando o método autobiográfico e a narrativa do sujeito. Os dados foram coletados por meio de formulário on-line e a análise se deu pela hermenêutica-dialética. Resultados: Participaram 63 universitários e duas categorias temáticas foram elaboradas: Categoria temática 1 – Sentimentos diversos a respeito da experiência do distanciamento social diante da pandemia; Categoria temática 2 – Estratégias de enfrentamento a respeito da experiência do distanciamento social diante da pandemia. Conclusão: Os resultados permitiram identificar a experiência dos estudantes de enfermagem durante o início da pandemia de COVID-19, assim como reconhecer o impacto psicossocial causado pela variedade de sentimentos, percepções e estratégias de enfrentamento realizadas como forma de lidar com a situação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Pan American Health Organization. World Health Organization. Folha informativa sobre COVID-19 [Internet]. 2020 [acesso em: 22 abr. 2020]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875.

World Health Organization. WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard [Internet]. 19 mar. 2021 [acesso em: 19 mar. 2021]. Disponível em: https://covid19.who.int/.

Ministério da Saúde. COVID-19 Painel Coronavírus [Internet]. 18 mar. 2021 [acesso em: 19 mar. 2021]. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/.

CONEXÃO UFRJ. Coronavírus: saúde mental em tempos de isolamento [Internet]. 25 mar. 2020 [acesso em: 22 abr. 2020]. Disponível em: https://conexao.ufrj.br/2020/03/25/coronavirus-saude-mental-em-tempos-de-isolamento/.

Sturza JM, Tonel R. Os desafios impostos pela pandemia COVID-19: das medidas de proteção do direito à saúde aos impactos na saúde mental. R Opin Jur [Internet]. 2020 [acesso em: 12 jan. 2021];18(29):1-27. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12662/2447-6641oj.v18i29.p1-27.2020.

Araújo FJO, Lima LSA, Cidade PIM, Nobre CB, Rolim Neto ML. Impact of sars-cov-2 and its reverberation in global higher education and mental health. Psychiatry Res [Internet]. 12 abr. 2020 [acesso em: 28 abr. 2020];(288):112977. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112977.

Muylaert CJ, Sarubbi Jr V, Gallo PR, Rolim Neto ML. Narrative interviews: an important resource in qualitative research. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2014 [acesso em: 28 abr. 2020];48(Spe2):184-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000800027.

Minayo MCS, Deslandes SF. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Manguinhos: Editora Fiocruz; 2008.

Minayo MCS, Deslandes SF, Gomes R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes; 2011.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5a ed. São Paulo: Hucitec; 2006.

Son C, Hegde S, Smith A, Wang X, Sasangohar F. Effects of COVID-19 on college students’ mental health in the United States: interview survey study. J Med Internet Res [Internet]. 3 set. 2020 [acesso em: 31 jan. 2021];9(22):e21279. Disponível em: https://doi.org/10.2196/21279.

Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19. Recomendações gerais [Internet]. 2020 [acesso em: 18 jan. 2021]. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/04/Sa%c3%bade-Mental-e-Aten%c3%a7%c3%a3o-Psicossocial-na-Pandemia-Covid-19-recomenda%c3%a7%c3%b5es-gerais.pdf.

Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19. Recomendações para gestores [Internet]. 2020 [acesso em: 19 dez. 2020]. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/04/Sa%c3%bade-Mental-e-Aten%c3%a7%c3%a3o-Psicossocial-na-Pandemia-Covid-19-recomenda%c3%a7%c3%b5es-para-gestores.pdf.

Silva CM, Toriyama ATM, Claro HG, Borghi CA, Castro TR, Salvador PICA. Pandemia da COVID-19, ensino emergencial a distância e nursing now: desafios à formação em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2021 [acesso em: 10 jun. 2021];42(Esp):e20200248. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200248.

Savitsky B, Findling Y, Ereli A, Hendel T. Anxiety and coping strategies among nursing students during the COVID-19 pandemic. Nurse Educ Pract [Internet]. 02 jun. 2020 [acesso em: 19 dez. 2020];46:102809. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102809.

Fawaz M, Nakhal MA, Itani M. COVID-19 quarantine stressors and management among Lebanese students: a qualitative study. Curr Psychol [Internet]. 03 jan. 2021 [acesso em: 31 jan. 2021]:1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12144-020-01307-w.

Martins ABT, Falcão CSV, Pereira AMC, Carvalho JQ, Diogo JL, Eloy YRG, et al. Sentimento de angústia e isolamento social de universitários da área da saúde durante a pandemia da COVID-19. Rev Bras Promoç Saúde [Internet]. 09 out. 2020 [acesso em: 20 dez. 2020];33:11444. Disponível em: https://doi.org/10.5020/18061230.2020.11444.

Vieira KM, Postiglioni GF, Donaduzzi G, Porto CS, Klein LL. Vida de estudante durante a pandemia: isolamento social, ensino remoto e satisfação com a vida. EaD em Foco [Internet]. 23 set. 2020 [acesso em: 19 dez. 2020];10(3):e1147. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147.

Lima CS. Saúde mental, uso de substâncias e religiosidade dos estudantes do curso de graduação em enfermagem frente a pandemia da COVID-19 [dissertação]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia; 2020 [acesso em: 19 dez. 2020]. Disponível em: http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30123/3/Sa%c3%badeMentalUso.pdf.

Ribeiro CJN, Santos AD, Lima SVMA, Ribeiro MCO. Intervenções de restrição de mobilidade social durante a pandemia da COVID-19 e suas repercussões psicossociais no Brasil. Enferm Foco [Internet]. 16 maio 2020 [acesso em: 19 dez. 2020];11(1):179- 81. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.ESP.3412.

World Health Organization. Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak. World Health Organization [Internet]. 18 mar. 2020 [acesso em: 20 dez. 2020]. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/mental-health-considerations.pdf.

Savarese G, Curcio L, D’Elia D, Fasano O, Pecoraro N. Online university counselling services and psychological problems among Italian students in lockdown due to COVID-19. Healthcare [Internet]. 29 dez. 2020 [acesso em:8 jan. 2021];8(4):440. Disponível em: https://doi.org/10.3390/healthcare8040440.

Teixeira MR, Dahl CM. Recriando cotidianos possíveis: construção de estratégias de apoio entre docentes e estudantes de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. Interinst Bras Ter Ocup [Internet]. 2020 [acesso em: 21 jan. 2021];4(3):509-18. Disponível em: https://doi.org/10.47222/2526-3544. rbto34425.

Copeland WE, McGinnis E, Bai Y, Adams Z, Nardone H, Devadanam V, et al. Impact of COVID-19 pandemic on college student mental health and wellness. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry [Internet]. 19 out. 2020 [acesso em: 31 jan. 2021];60(1):134-41. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jaac.2020.08.466.

Pereira AMM. Estratégias de enfrentamento da pandemia pela Covid-19 no contexto internacional: reflexões para a ação. Nota Técnica. Observatório FioCruz-Covid-19 [Internet]. jul. 2020 [acesso em: 20 dez. 2020]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/notatecnica_adelynepereiraestrategias_de_enfrentamento_da_pandemia_pela_covid-19_no_contexto_internacional_reflexoes_para_a_acao.pdf.

Publicado

15/10/2021

Como Citar

1.
Visentini BP, Barbosa GC, Silva JC de MC, Pinho PH, Oliveira MAF de. A experiência do distanciamento social dos estudantes de enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 15º de outubro de 2021 [citado 29º de março de 2024];23:68264. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/68264

Edição

Seção

Artigo Original