Uso das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem em ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v23.65973

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Tecnologia Educacional, Reanimação Cardiopulmonar, Revisão

Resumo

Objetivo: Identificar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre o uso de tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar. Método: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases PubMed, CINAHL, Scopus, SciELO e LILACS. Foram identificados 106 estudos e destes, apenas 8 compuseram a amostra. Resultados: As principais tecnologias identificadas e consideradas efetivas foram a simulação virtual, curso online, Telegram e HeartCodeTM, envolvendo as habilidades afetivas, cognitivas e psicomotoras. A simulação virtual foi a mais adotada e efetiva para desenvolver habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas. Conclusão: Este estudo contribui para a pesquisa, ensino e assistência por apresentar um arcabouço de evidências científicas quanto à articulação de tecnologias digitais e ensino da ressuscitação cardiopulmonar, expondo possibilidades pedagógicas digitais para as melhores práticas e desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas.

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Biografia do Autor

Mateus Goulart Alves, Universidade de Franca

Universidade de Franca – Franca (SP), Brasil. E-mail: mateusgoulartalves@gmail.com.

Juliana da Silva Garcia Nascimento, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (SP), Brasil: E-mail: mestradounesp28@yahoo.com.br.

Maria Celia Barcellos Dalri, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (SP), Brasil: E-mail: macdalri@eerp.usp.br.

Vanessa Oliveira Silva Pereira, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (SP), Brasil: E-mail: vanessa.o@saudesantacasa.com.br.

Juliano de Souza Caliari, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (SP), Brasil: E-mail: juliano.caliari@ifsuldeminas.edu.br.

Heloisa Turcatto Gimenes Faria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Passos, MG, Brasil.

Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (SP), Brasil: E-mail: heloisa.faria@ifsuldeminas.edu.br.

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Publicado

24-06-2021

Como Citar

1.
Alves MG, Nascimento J da SG, Dalri MCB, Pereira VOS, Caliari J de S, Faria HTG. Uso das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem em ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 24º de junho de 2021 [citado 23º de setembro de 2021];23. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/65973

Edição

Seção

Artigo de Revisão