Uso das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem em ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa

Autores

  • Mateus Goulart Alves Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, São Paulo, Brasil, mateusgoulartalves@gmail.com. https://orcid.org/0000-0003-0680-6817
  • Juliana da Silva Garcia Nascimento Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, mestradounesp28@yahoo.com.br. https://orcid.org/0000-0003-1118-2738
  • Maria Celia Barcellos Dalri Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, macdalri@eerp.usp.br. https://orcid.org/0000-0002-8173-8642
  • Vanessa Oliveira Silva Pereira Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, vanessa.o@saudesantacasa.com.br. https://orcid.org/0000-0002-0104-8765
  • Juliano de Souza Caliari Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, juliano.caliari@ifsuldeminas.edu.br. https://orcid.org/0000-0002-3021-1138
  • Heloisa Turcatto Gimenes Faria Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, heloisa.faria@ifsuldeminas.edu.br. https://orcid.org/0000-0002-4052-4189

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v23.65973

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Tecnologia Educacional, Reanimação Cardiopulmonar, Revisão

Resumo

Objetivo: Identificar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre o uso de tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar. Método: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases PubMed, CINAHL, Scopus, SciELO e LILACS. Foram identificados 106 estudos e destes, apenas 8 compuseram a amostra. Resultados: As principais tecnologias identificadas e consideradas efetivas foram a simulação virtual, curso online, Telegram e HeartCodeTM, envolvendo as habilidades afetivas, cognitivas e psicomotoras. A simulação virtual foi a mais adotada e efetiva para desenvolver habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas. Conclusão: Este estudo contribui para a pesquisa, ensino e assistência por apresentar um arcabouço de evidências científicas quanto à articulação de tecnologias digitais e ensino da ressuscitação cardiopulmonar, expondo possibilidades pedagógicas digitais para as melhores práticas e desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Kesharwani A. Do (how) digital natives adopt a new technologydifferentlythandigitalimmigrants?Alongitudinal study. Information & Management. 2020;57(2):e103170. https://doi.org/10.1016/j.im.2019.103170.

Silva AN, Senna MAA, Teixeira MCB, Lucietto DA, Andrade IM. O uso de metodologia ativa no campo das Ciências Sociais em Saúde: relato de experiência de produção audiovisual por estudantes. Interface Comun Saúde Educ. 2020;24:e190231.https://doi.org/10.1590/interface.190231.

Alves MG, Batista DFG, Cordeiro ALPC, Silva MD, Canova JCM, Dalri MCB. Production and validation of a video lesson on cardiopulmonary resuscitation. Rev Gaúcha Enferm. 2019;40:e20190012. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20190012.

Everett-Thomas R, Yero-Aguayo M, Valdes B, Shekhter I, Rosen LF, Birnbach DJ. An assessment of CPR skills using simulation: Are first responders prepared to save lives? Nurse Educ Pract. 2016;19:58-62. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2016.05.003.

Reis RK, Melo ES, Costa CRB. Simulação no ensino de emergência para estudantes de enfermagem. Rev Cuid. 2020;11(2):e853. https://doi.org/10.15649/cuidarte.853.

Greif R, Lockey AS, Conaghan P, Lippert A, Vries W, Monsieurs KG. European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation 2015: Section 10. Education and implementation of resuscitation. Resuscitation. 2015;95:288-301. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2015.07.032.

Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. 2005;52(5):546-53. https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x.

Santos CMC, Pimenta CAM, Nobre MRC. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Rev Latino-Am Enfermagem. 2007;15(3):508-11. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023.

Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan–a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev. 2016;5(210):e-10. https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4.

Ursi ES, Gavão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Latino-Am Enfermagem. 2006;14(1):124-31. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000100017.

Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. 2. ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health/ Lippincott Williams & Wilkins; 2011.

Ziabari SMZ, Kasmaei VM, Khoshgozaran L, Shakiba M. Continuous Education of Basic Life Support (BLS) through Social Media; a Quasi-Experimental Study. Arch Acad Emerg Med [Internet]. 2019 [acesso em: 10 mar. 2020];7(1):e4. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6377214/pdf/aaem-7-e4.pdf.

Mardegan KJ, Schofield MJ, Murphy GC. Comparison of an interactive CD based and traditional instructor-led Basic Life Support skills training for nurses. Aust Crit Care. 2015;28(3):160-7. https://doi.org/10.1016/j.aucc.2014.06.001.

Tobase L, Peres HHC, Tomazini EAS, Teodoro SV, Ramos MB, Polastri TF. Basic life support: evaluation of learning using simulation and immediate feedback devices. Rev Latino-Am Enfermagem. 2017;25:e2942. https://doi.org/10.1590/1518-8345.1957.2942.

Wong MAME, Chue S, Jong M, Benny HWK, Zary N. Clinical instructors’ perceptions of virtual reality in health professionals’ cardiopulmonary resuscitation education. SAGE Open Med. 2018;6:1-8. https://doi.org/10.1177/2050312118799602.

Creutzfeldt J, Hedman L, Felländer-Tsai L. Cardiopulmonary Resuscitation Training by Avatars: A Qualitative Study of Medical Students’ Experiences Using a Multiplayer Virtual World. JMIR Serious Games. 2016;4(2):e22. https://doi.org/10.2196/games.6448.

CreutzfeldtJ,HedmanL,Felländer-TsaiL.Effectsof pre-training using serious game technology on CPR performance: an exploratory quasi-experimental transfer study. Scand J Trauma Resusc Emerg Med. 2012;20:79. https://doi.org/10.1186/1757-7241-20-79.

Kardong-Edgren SE, Oermann MH, Odom-Maryon T, Ha Y. Comparison of two instructional modalities for nursing student CPR skill acquisition. Resuscitation. 2010; 81(8):1019-24. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2010.04.022.

Creutzfeldt J, Hedman L, Medin C, Heinrichs WL, Felländer-Tsai L. Exploring virtual worlds for scenario- based repeated team training of cardiopulmonary resuscitation in medical students. J Med Internet Res. 2010;12(3):e38. https://doi.org/10.2196/jmir.1426.

Cochrane T, Cook S, Aiello S, Harrison D, Aguayo C. Designing Virtual Reality Environments for Paramedic Education: MESH360. Proceedings ASCILITE. Show Me The Learning [Internet]. 2016 [acesso em: 10 mar. 2020]. Adelaide. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/1454/a9c6113ad1ef727f226dd0e8d8885ddefe03.pdf.

Santos CA, Souza Júnior VD, Lanza FF, Lacerda AJ, Jorge BM, Mendes IAC. Jogos sérios em ambiente virtual para ensino-aprendizagem na Saúde. Rev Rene. 2017;18(5):702-9. https://doi.org/10.15253/2175-6783.2017000500019.

Lewis ZH, Swartz MC, Lyons EJ. What’s the Point?: A Review of Reward Systems Implemented in Gamification Interventions. Games Health J. 2016;5(2):93-9. https://doi.org/10.1089/g4h.2015.0078.

Kim J, Park JH, Shin S. Effectiveness of simulation- based nursing education depending on fidelity: a meta- analysis. BMC Med Educ. 2016;16:152. https://doi.org/10.1186/s12909-016-0672-7.

Reime MH, Johnsgaard T, Kvam FI, Aarflot M, Engeberg JM, Breivik M, et al. Learning by viewing versus learning by doing: A comparative study of observer and participant experiences during an interprofessional simulation training. J Interprof Care. 2017;31(1):51-8. https://doi.org/10.1080/13561820.2016.1233390.

Menezes ABC. Gamificação no ensino superior como estratégia para o desenvolvimento de competências: um relato de experiência no curso de psicologia. Rev Docência Ens Sup. 2016;6(2):203-22. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2093.

Semeraro F, Scapigliati A, Ristagno G, Luciani A, Gandolfi S, Lockey A, et al. Virtual Reality for CPR training: How cool is that? Dedicated to the “next generation”. Resuscitation. 2017;121:e1-e2. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2017.09.024.

Espinosa CC, Melgarejo FS, Ruiz RM, García-Collado AJ, Caballero SN, Rodríguez LJ, et al. La realidad virtual como método de enseñanza de la reanimación cardiopulmonar: un estudio aleatorizado. Emergencias [Internet]. 2019 [acesso em: 10 mar. 2020];31(1):43- 6. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6737638.

Allcoat D, Mühlenen A. Learning in virtual reality: Effects on performance, emotion and engagement. Res Learn Technol. 2018;26:e13. https://doi.org/10.25304/rlt.v26.2140.

Publicado

24/06/2021

Como Citar

1.
Alves MG, Nascimento J da SG, Dalri MCB, Pereira VOS, Caliari J de S, Faria HTG. Uso das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem em ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 24º de junho de 2021 [citado 28º de março de 2024];23:65973. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/65973

Edição

Seção

Artigo de Revisão