Violência vivenciada pelas adolescentes em situação de rua na ótica dos profissionais cuidadores do abrigo

Autores

  • Lucia Helena Garcia Penna Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem
  • Joana Iabrudi Carinhanha Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psiquiatria
  • Raquel Fonseca Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i2.5895

Palavras-chave:

Violência contra a mulher, Menores de rua, Adolescente institucionalizado.

Resumo

Diante da relevância e particularidade da violência na restrição ao exercício da cidadania das adolescentes em situação de rua e na vulnerabilização à sua saúde, o objetivo do estudo foi compreender a problemática da violência vivida pelas mesmas na ótica dos profissionais cuidadores de abrigo. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo descritivo, cujos dados foram produzidos através de entrevistas junto aos profissionais cuidadores de um abrigo para adolescentes da rede municipal do Rio de Janeiro-RJ em 2008. Os depoimentos foram interpretados à luz da análise de conteúdo, resultando em quatro categorias que explicitam a visão dos profissionais acerca dos tipos de violência vividos pelas adolescentes: violência coletiva, violência juvenil, violência familiar e violência de gênero. Concluindo, os profissionais cuidadores do abrigo compreendem a problemática da violência vivida pelas adolescentes em situação de rua de forma ampliada e apresentam algumas inter-relações e concomitância dos vários tipos de violência, configurando a complexa trama da violência que atravessa marcadamente as vidas dessas adolescentes.

Descritores: Violência contra a mulher; Menores de rua; Adolescente institucionalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Helena Garcia Penna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Saúde da Mulher e da Criança. Professora Adjunta, Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Joana Iabrudi Carinhanha, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psiquiatria

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Instituto de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Raquel Fonseca Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

05/07/2010

Como Citar

1.
Penna LHG, Carinhanha JI, Rodrigues RF. Violência vivenciada pelas adolescentes em situação de rua na ótica dos profissionais cuidadores do abrigo. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 5º de julho de 2010 [citado 28º de maio de 2022];12(2):301-7. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/5895

Edição

Seção

Artigo Original