Facebook® como meio de divulgação científica: aliado ou inimigo?

Autores

  • Talita dos Santos Rosa Universidade de São Paulo (USP), Butantã, São Paulo, Brasil, talitarosa.usp@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-8997-6584
  • Fabiana Faleiros Universidade de São Paulo (USP), Butantã, São Paulo, Brasil, fabifaleiros@eerp.usp.br https://orcid.org/0000-0003-3723-7944
  • Larissa Yoshie Asito Universidade de São Paulo (USP), Butantã, São Paulo, Brasil, larissa.asito@usp.br https://orcid.org/0000-0002-9476-4831
  • Ninna Hirata Silva Universidade de São Paulo (USP), Butantã, São Paulo, Brasil, ninna.hirata@usp.br https://orcid.org/0000-0002-8664-571X
  • Carla Beatriz Pereira da Silva Universidade de São Paulo (USP), Butantã, São Paulo, Brasil, carla.beatriz.silva@usp.br https://orcid.org/0000-0001-9579-8315
  • Simone Souza da Costa Silva Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, symon.ufpa@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v22.55122

Palavras-chave:

Redes Sociais Online, Publicações de Divulgação Científica, Comunicação em Saúde, Pessoas com Deficiência

Resumo

Diferentes estratégias para divulgação de uma nova ferramenta de comunicação e interação em saúde, voltada para pessoas com deficiência, foram aplicadas no Facebook® com o objetivo de identificar quais estratégias de divulgação aplicadas ao Facebook® promoveram mais acessos à rede social D Eficiência e caracterizar seus usuários. Estudo quantitativo, descritivo e longitudinal, com dados extraídos do gerenciador de métricas do Facebook . A divulgação com busca ativa foi superior a passiva, sendo responsável por 91,4% (n=4.519) dos acessos, via celular (71%) por mulheres (81%). Publicações com hiperlink e imagens foram mais engajadoras. O Facebook® mostrou-se como uma ferramenta eficaz por atingir números expressivos de pessoas, e deve ser considerado na divulgação de novas tecnologias. Para tal, é necessário criar conteúdos atrativos e busca ativa de usuários. Estudos complementares devem continuar a avaliação dessa estratégia, com análise da divulgação orgânica e divulgação com impulsionamento pago.

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Publicado

25/10/2020

Edição

Seção

Artigo Original