Facebook® como meio de divulgação científica: aliado ou inimigo?

Autores

  • Talita dos Santos Rosa Universidade de São Paulo (USP), Butantã, São Paulo, Brasil, talitarosa.usp@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-8997-6584
  • Fabiana Faleiros Universidade de São Paulo (USP), Butantã, São Paulo, Brasil, fabifaleiros@eerp.usp.br https://orcid.org/0000-0003-3723-7944
  • Larissa Yoshie Asito Universidade de São Paulo (USP), Butantã, São Paulo, Brasil, larissa.asito@usp.br https://orcid.org/0000-0002-9476-4831
  • Ninna Hirata Silva Universidade de São Paulo (USP), Butantã, São Paulo, Brasil, ninna.hirata@usp.br https://orcid.org/0000-0002-8664-571X
  • Carla Beatriz Pereira da Silva Universidade de São Paulo (USP), Butantã, São Paulo, Brasil, carla.beatriz.silva@usp.br https://orcid.org/0000-0001-9579-8315
  • Simone Souza da Costa Silva Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, symon.ufpa@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v22.55122

Palavras-chave:

Redes Sociais Online, Publicações de Divulgação Científica, Comunicação em Saúde, Pessoas com Deficiência

Resumo

Diferentes estratégias para divulgação de uma nova ferramenta de comunicação e interação em saúde, voltada para pessoas com deficiência, foram aplicadas no Facebook® com o objetivo de identificar quais estratégias de divulgação aplicadas ao Facebook® promoveram mais acessos à rede social D Eficiência e caracterizar seus usuários. Estudo quantitativo, descritivo e longitudinal, com dados extraídos do gerenciador de métricas do Facebook . A divulgação com busca ativa foi superior a passiva, sendo responsável por 91,4% (n=4.519) dos acessos, via celular (71%) por mulheres (81%). Publicações com hiperlink e imagens foram mais engajadoras. O Facebook® mostrou-se como uma ferramenta eficaz por atingir números expressivos de pessoas, e deve ser considerado na divulgação de novas tecnologias. Para tal, é necessário criar conteúdos atrativos e busca ativa de usuários. Estudos complementares devem continuar a avaliação dessa estratégia, com análise da divulgação orgânica e divulgação com impulsionamento pago.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Thackeray R, Neiger BL, Hanson CL, McKenzie JF. Enhancing promotional strategies within social marketing programs: use of Web 2.0 social media. Health Promotion Practice. 2008;9(4):338-43. https://doi.org/10.1177/1524839908325335.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua TIC 2016: 94% das pessoas que utilizaram a internet o fizeram para trocar mensagens [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2018. [acesso em: 10 dez. 2019]. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2013-agenciadenoticias/releases/20073-pnad-continua-tic-2016-94-2-das-pessoas-queutilizaram-ainternet-o-fizeram-para-trocar-mensagens.html.

Harnad S, Brody T, Vallières F, Carr L, Hitchcock S, Gingras Y, et al. The access/impact problem and the green and gold roads to open access: an update. Serials Review [Internet]. 2020 [acesso em: 13 dez. 2019];34(1):36-40. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00987913.2008.10765150.

Dez anos da Iniciativa de Budapeste em Acesso Aberto: a abertura como caminho a seguir [Internet]. Budapest: Budapest Open Access Initiative; 2000. [acesso em: 10 dez 2019]. Disponível em: https://www.budapestopenaccessinitiative.org/boai-10translations/portuguese-brazilian-translation#privacy.

Declaração de Berlim sobre Acesso Livre ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades [Internet]. Berlin: Sociedade Max Planck; 2003. [acesso em: 10 dez 2019]. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/about/DeclaracaoBerlim.htm.

Korda H, Itani Z. Harnessing Social Media for Health Promotion and Behavior Change. Health Promotion Practice [Internet]. 2011 [acesso em: 10 dez. 2019];14(1):15-23. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1524839911405850.

Organização das Nações Unidas. Assembleia Geral das Nações Unidas. ONU pede fim das barreiras físicas e culturais que marginalizam pessoas com deficiência [Internet]. 2017 [acesso em: 24 mar. 2019]. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-pede-fim-das-barreiras-fisicas-e-culturais-que-marginalizam-pessoas-com-deficiencia/.

Favoretto NB. Desenvolvimento de um fórum virtual para indivíduos com espinha bífida e seus familiares: cooperação e transferência de tecnologia entre Brasil e Alemanha [Tese]. [Dortmund]: Faculdade de Ciências da Reabilitação, Universidade de Dortmund; 2015.

Sala de notícias do Facebook. 2017, 21 de outubro. Dois bilhões de pessoas que se juntam no Facebook [Internet]. 2017 [acesso em: 21 mar. 2018]. Disponível em: https://about.fb.com/news/2017/06/two-billion-people-coming-together-on-facebook/.

Hale TM, Pathipati AS, Zan S, Jethwani K; Representation of health conditions on Facebook: content analysis and evaluation of user engagement. J Med Internet Res [Internet]. 2014 [acesso em: 21 mar. 2018];16(8):e182. Disponível em: http://doi.org/10.2196/jmir.3275.

Abdul SS, Lin CW, Scholl J, Fernandez-Luque L, Jian WS, Hsu MH, et al. Facebook use leads to health-care reform in Taiwan. Lancet, 2011;377(9783):2.083- 84. http://doi.org/10.1016/S0140-6736(11)60919-7.

Mejova Y, Weber I, Fernandez-Luque L. Online health monitoring using Facebook advertisement audience estimates in the United States: evaluation study. JMIR Public Health Surveill. 2018;4(1):e30. http://doi.org/10.2196/publichealth.7217.

Valdez RS, Guterbock TM, Thompson MJ, Reilly JD, Menefee HK, Bennici MS, et al. Beyond traditional advertisements: leveraging Facebook’s social structures for research recruitment. J Med Internet Res. 2014;16(10):e243. http://doi.org/10.2196/jmir.3786.

Facebook for Business. 2013. News feed FYI: a window into news feed [Internet]. 2013 [acesso em: 21 mar. 2018]. Disponível em: https://www.facebook.com/business/news/News-Feed-FYI-A-Window-Into-News-Feed.

Google Analytics, 2017 [Internet]. 2017 [acesso em: 21 mar. 2018]. https://analytics.google.com/analytics/web/.

Eslami M, Rickman A, Vaccaro K, Aleyasen A, Vuong A, Karahalios K, et al. “I always assumed that I wasn’t really that close to [her]”: reasoning about Invisible Algorithms in News Feeds. Proceedings of the 33rd Annual ACM Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI ‘15); 2015; New York, NY. New York: ACM; 2015. p. 153-62. [Internet]. 2015 [acesso em: 21 mar. 2018]. Disponível em: https://doi.org/10.1145/2702123.2702556.

Smith AA, Anderson M. Social Media Use in 2018. Pew Research Center [Internet]. 2018 [acesso em: 21 mar. 2018]. Disponível em: http://www.pewinternet.org/2018/03/01/social-media-use-in-2018/.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal: 2015 [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv99054.pdf. Acesso em: 21 mar. 2018.

Golbeck J, Mauriello ML. User perception of Facebook app data access: a comparison of methods and privacy concerns. Future Internet. 2016;8(2):9. http://doi.org/10.3390/fi8020009.

Menefee HK, Thompson MJ, Guterbock TM, Williams IC, Valdez RS. Mechanisms of communicating health information through Facebook: implications for consumer health information technology design. J Med Internet Res [Internet]. 2016 [acesso em: 21 mar. 2018];18(8):e218. Disponível em: http://doi.org/10.2196/jmir.5949.

Krebs P, Prochaska O, Rossi JS. A meta-analysis of computer-tailored interventions for health behavior change. Prev Med [Internet]. 2010 [acesso em: 21 mar. 2018];51(3-4):214-21. Disponível em: http://doi.org/10.1016/j.ypmed.2010.06.004.

Adam LM, Manca DP, Bell RC. Can Facebook Be Used for Research? Experiences Using Facebook to Recruit Pregnant Women for a Randomized Controlled Trial. J Med Internet Res. 2016;18(9):e250. http://doi.org/10.2196/jmir.6404.

Linn AJ, Weert JCM, Gebeyehu BG, Sanders R, Diviani N, Smit EG, et al. Patients’ online information-seeking behavior throughout treatment: the impact on medication beliefs and medication adherence. Health Commun [Internet]. 2019 [acesso em: 27 jul. 2020];34(12):1.461-68. Disponível em: http://doi.org/10.1080/10410236.2018.1500430.

Lavorgna L, Stefano M, Sparaco M, Moccia M, Abbadessa G, Montella P, et al. Fake news, influencers and health-related professional participation on the Web: a pilot study on a social-network of people with multiple sclerosis. Mult Scler Relat Disord. 2018;31(25):175-8. http://doi.org/10.1016/j.msard.2018.07.046.

Scantlebury A, Booth A, Hanley B. Experiences, practices and barriers to accessing health information: a qualitative study. International Journal of Medical Informatics. 2017;(103):103-8. http://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2017.04.018.

Zach, L, Dalrymple, PW, Rogers MJ, Williver-Farr H. Assessing internet access and use in a medically underserved population: implications for providing enhanced health information services. Health Info Libr J. 2012;29(1):61-71. http://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2011.00971.x.

Publicado

25/10/2020

Como Citar

1.
Rosa T dos S, Faleiros F, Asito LY, Silva NH, Silva CBP da, Silva SS da C. Facebook® como meio de divulgação científica: aliado ou inimigo?. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 25º de outubro de 2020 [citado 3º de março de 2024];22:55122. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/55122

Edição

Seção

Artigo Original