Sobrecarga do cuidador familiar de crianças com necessidades especiais de saúde

Autores

  • Daniela Zuccolotto Rodrigues Universidade Federal de São Carlos
  • Fernanda Yeza Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Aline Cavicchioli Okido Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.53190

Resumo

O estudo objetivou identificar a sobrecarga física, emocional e social de cuidadores de crianças com necessidades especiais de saúde e analisar os fatores associados. Estudo de delineamento transversal e abordagem quantitativa. Aplicado instrumento de caracterização e Escala de Sobrecarga para Cuidadores Informais - Burden Interview. Utilizado teste Qui-quadrado, Exato de Fisher, Kruskal-Wallis e regressão logística politômica, simples e múltipla. Participaram 100 cuidadores, amaioria (57%) apresentou sobrecarga moderada a severa. Os cuidadores de crianças que demandam cuidados mistos e aqueles que não possuíam crença religiosa apresentaram maior risco para sobrecarga (p=0,005 e 0,035respectivamente). Trata-se de estudo inédito pois, inexistem investigações que mensuram quantitativamente a sobrecarga dos cuidadores de crianças com necessidades especiais de saúde, de um modo geral, não especificando diagnósticos médicos. Conclui-se que, ao reconhecer os fatores associados à sobrecarga, estratégias de cuidado com vistas a amenizar a sobrecarga podem ser implantadas e, consequentemente, qualificando o cuidado ofertado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Zuccolotto Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Discente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: danizuccolotto@gmail.com.

Fernanda Yeza Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: feryeza@hotmail.com.

Aline Cavicchioli Okido, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: alineokido@ufscar.br.

Publicado

31/12/2018

Como Citar

1.
Rodrigues DZ, Ferreira FY, Okido AC. Sobrecarga do cuidador familiar de crianças com necessidades especiais de saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2018 [citado 28º de março de 2024];20:v20a48. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/53190

Edição

Seção

Artigo Original