Photovoice como método de pesquisa para educação em saúde: uma revisão integrativa

Autores

  • Carla Silvia Fernandes Escola Superior de Enfermagem do Porto
  • Jacira Nunes Carvalho Universidade Federal do Pará
  • Elisa da Silva Feitosa Universidade Federal do Pará
  • Nadia Pinheiro da Costa Programa de Saúde da Família, Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua
  • Thayse Moraes de Moraes Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Pará
  • Ana Rafaela Souza Rodrigues Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Pará
  • Thais Cristina Flexa Souza Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Pará
  • Lucia Hisako Takase Gonçalves Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v21.51434

Resumo

Photovoice e? um me?todo de pesquisa onde o participante registra por fotografia suas experie?ncias, analisadas em ciclos de reflexa?o, avaliac?a?o e ac?a?o. Objetivou-se analisar publicac?o?es que relatem a utilizac?a?o de photovoice por enfermeiros na educac?a?o para sau?de. Procedeu-se a uma revisa?o integrativa da literatura nas bases de dados Medline® CINAHL®, LILACS®, SCOPUS, IBECS, BDENF, CAPES. Foram selecionados 27 estudos, publicados entre 2007 e 2018, identificando-se duas a?reas tema?ticas: Transic?a?o sau?de-doenc?a e Criac?a?o de ambientes favora?veis a? sau?de. Estudos trouxeram subsi?dios norteadores de pesquisa em educac?a?o para a sau?de usando photovoice, tanto para compreender e atuar em diferentes circunsta?ncias do processo sau?de-doenc?a quanto para criar estrate?gias educacionais favora?veis a ambientes sauda?veis. Escassa produc?a?o dos enfermeiros brasileiros acerca de photovoice demonstra o desconhecimento das amplas possibilidades do me?todo nas pesquisas de enfermagem, motivando-nos a enfatizar a necessidade de divulga?-la entre os pesquisadores da enfermagem, destacando seus u?teis recursos investigativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Silvia Fernandes, Escola Superior de Enfermagem do Porto

Escola Superior de Enfermagem do Porto – Porto, Portugal. E-mail: carlasilviaf@gmail.com.

Jacira Nunes Carvalho, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Para? – Bele?m (PA), Brasil. E-mail: jacirancarvalho@gmail.com.

Elisa da Silva Feitosa, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brasil. E-mail: elisafapan@hotmail.com.

Nadia Pinheiro da Costa, Programa de Saúde da Família, Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua

Programa de Sau?de da Fami?lia, Secretaria Municipal de Sau?de – Ananindeua (PA), Brasil. E-mail: enfnadya@gmail.com.

Thayse Moraes de Moraes, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Pará

Programa de Po?s-Graduac?a?o em Enfermagem, Universidade Federal do Para? – Bele?m (PA), Brasil. E-mail: thaysemm@hotmail.com

Ana Rafaela Souza Rodrigues, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brasil. E-mail: arafaela_portugal@hotmail.com.

Thais Cristina Flexa Souza, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Pará

Programa de Po?s-Graduac?a?o em Enfermagem, Universidade Federal do Para? – Bele?m (PA), Brasil. E-mail: thaisflexxa@gmail.com.

Lucia Hisako Takase Gonçalves, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Pará

Programa de Po?s-Graduac?a?o em Enfermagem, Universidade Federal do Para? – Bele?m (PA), Brasil. E-mail: lucia.takase@pesquisador.cnpq.br.

Publicado

20-09-2019

Como Citar

Fernandes, C. S., Carvalho, J. N., Feitosa, E. da S., Costa, N. P. da, Moraes, T. M. de, Rodrigues, A. R. S., Souza, T. C. F., & Gonçalves, L. H. T. (2019). Photovoice como método de pesquisa para educação em saúde: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica De Enfermagem, 21. https://doi.org/10.5216/ree.v21.51434

Edição

Seção

Artigo de Revisão