Estrutura dimensional da satisfação dos usuários da Saúde da Família

Autores

  • Eliana Campêlo Lago Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Fabrício Ibiapina Tapety Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Matheus Costa Brandão Matos Universidade Federal do Piauí
  • Laelson Rochelle Milanês Sousa Universidade de São Paulo
  • Maria do Carmo de Carvalho e Martins Universidade Federal do Piauí
  • Adélia Dalva da Silva Oliveira Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Luana Kelle Batista Moura Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Luciana Barros de Moura Neiva Faculdade Estácio de Teresina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.51007

Resumo

O estudo objetiva analisar a estrutura dimensional do instrumento SERVQUAL, utilizado para mensuração da satisfação dos usuários de serviço de saúde pública na atenção básica. Estudo quantitativo, realizado por meio de um survey com 353 usuários da Estratégia Saúde da Família. Os participantes foram: gênero feminino (71,7%); idades entre 31 e 40 anos (30,9%) e com Ensino Médio completo (43,3%).  Na análise do ajuste do modelo, os resultados foram insatisfatórios para os critérios estabelecidos. Sugeriu-se um novo modelo dado o contexto específico da saúde pública que apresentou resultados adequados para todos os critérios. Os resultados foram satisfatórios para validade convergente e discriminante. O estudo implica na indicação de um novo modelo ajustado, utilizado para a compreensão da satisfação de usuários da saúde da família, que, testado em estudos futuros na área de enfermagem e saúde pública, com análise aprofundadas que discutam os achados desta pesquisa, consolidem um novo instrumento analítico.

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Biografia do Autor

Eliana Campêlo Lago, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Enfermeira, Doutora em Biotecnologia. Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina, PI, Brasil. E-mail: eliana@uninovafapi.edu.br.

Fabrício Ibiapina Tapety, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Cirurgião-Dentista, PhD em Clinical Dentistry. Professor do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina, PI, Brasil. E-mail: ftapety@uninovafapi.edu.br.

Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Enfermeira, Doutora em Ciências. Professora do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina, PI, Brasil. E-mail: camila@uninovafapi.edu.br.

Matheus Costa Brandão Matos, Universidade Federal do Piauí

Discente do curso de graduação da Universidade Federal do. Teresina, PI, Brasil. E-mail: matheuscbmatos@gmail.com.

Laelson Rochelle Milanês Sousa, Universidade de São Paulo

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, nível Doutorado, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: laelson@usp.br.

Maria do Carmo de Carvalho e Martins, Universidade Federal do Piauí

Nutricionista, Doutora em Ciências Biológicas. Professor Titular da Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil. E-mail: carminhamartins@ufpi.edu.br.

Adélia Dalva da Silva Oliveira, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Enfermeira, Doutora em Políticas Públicas. Coordenador do curso de Enfermagem do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina, PI, Brasil. E-mail: oliveiracairo@ig.com.br.

Luana Kelle Batista Moura, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Cirurgiã-Dentista, Doutora em Endodontia. Professora do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina, PI, Brasil. E-mail: luanamoura@uninovafapi.edu.br.

Luciana Barros de Moura Neiva, Faculdade Estácio de Teresina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto. Professora da Faculdade Estácio de Teresina. Teresina, PI, Brasil. E-mail: lucianabmneiva@uol.com.br.

Publicado

31/12/2019

Como Citar

1.
Lago EC, Tapety FI, Almeida CAPL, Matos MCB, Sousa LRM, Martins M do C de C e, Oliveira AD da S, Moura LKB, Neiva LB de M. Estrutura dimensional da satisfação dos usuários da Saúde da Família. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2019 [citado 23º de maio de 2022];20. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/51007

Edição

Seção

Artigo Original