Desenvolvimento e avaliação de tecnologia educacional sobre administração de vacinas no vasto lateral da coxa

Autores

  • Lívia Cristina Scalon da Costa Universidade Federal de São Carlos
  • Lara Aparecida de Freitas Universidade Federal de Alfenas
  • Carolina Costa Valcanti Avelino Universidade Federal de Alfenas
  • Alice Silva Costa Universidade Federal de Alfenas
  • Marcos de Abreu Nery Universidade Federal de Alfenas
  • Sueli Leiko Takamatsu Goyatá Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.50461

Resumo

Desenvolvimento e avaliação de um curso sobre administração de vacinas no vasto lateral da coxa, por meio da Plataforma Moodle. Pesquisa quantitativa, descritiva e transversal, realizada em 2016 e 2017, com 39 estudantes de enfermagem. A Teoria da aprendizagem multimídia e o design instrucional nortearam o desenvolvimento do curso, que contou com três módulos e material de apoio didático, vídeo de cenário simulado, fórum de discussão. O Inquérito COLLES foi utilizado para avaliar a qualidade do AVA; 97,5% dos graduandos consideraram a formatação, o acesso, a navegação e a imagem “adequado” e “muito adequado”. Os itens relevância, reflexão crítica e compreensão obtiveram melhores resultados, segundo o Inquérito COLLES; 92,3% dos estudantes disseram que gostariam de utilizar o AVA em outras disciplinas. Conclui-se que a tecnologia educacional desenvolvida é uma potente ferramenta para a atualização sobre a temática, visando uma prática segura do futuro profissional enfermeiro nos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Cristina Scalon da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, nível Doutorado, da Universidade Federal de São Carlos. São João da Boa Vista, SP, Brasil. E-mail: livia.scalon@hotmail.com.

Lara Aparecida de Freitas, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: larafreitas7@hotmail.com.

Carolina Costa Valcanti Avelino, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Técnica Administrativa em Educação da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: ccv89@yahoo.com.br.

Alice Silva Costa, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira. Residente Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: alicescosta14@gmail.com.

Marcos de Abreu Nery, Universidade Federal de Alfenas

Físico, Doutor em Educação. Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: marcosnery2009@gmail.com.

Sueli Leiko Takamatsu Goyatá, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: sueligoyata@yahoo.com.br.

Publicado

31/12/2018

Como Citar

1.
Costa LCS da, Freitas LA de, Avelino CCV, Costa AS, Nery M de A, Goyatá SLT. Desenvolvimento e avaliação de tecnologia educacional sobre administração de vacinas no vasto lateral da coxa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2018 [citado 23º de maio de 2022];20. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/50461

Edição

Seção

Artigo Original