Satisfação de usuários com o acolhimento e classificação de risco em unidades públicas de saúde
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v20.50113Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor, Serviços Médicos de Emergência, Acolhimento, Enfermagem em EmergênciaResumo
O objetivo foi avaliar a satisfação dos usuários de unidades municipais de saúde que realizam Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco (AACR). Estudo descritivo transversal, quantitativo, realizado em quatro serviços com AACR realizado por enfermeiro, em capital do Centro-Oeste do Brasil. Dados colhidos em 2017 com 101 usuários, usando formulário com 44 perguntas objetivas sobre cinco dimensões: equipe de saúde, tempo, estrutura física, conforto e atendimento em geral. Predominaram mulheres (54,5%), idade de 18 a 39 anos (65,3%) e 10 a 12 anos de escolaridade (58,4%). Mais de 2/3 estavam satisfeitos com as dimensões avaliadas, mas houve usuários indiferentes e insatisfeitos em todas. Apesar da predominância de usuários satisfeitos, é necessário repensar a organização e funcionamento dos serviços, trabalhando tanto para manter ou melhorar a qualidade do que foi avaliado positivamente, quanto para corrigir o que ainda não está bom para usuários insatisfeitos, visando a excelência do atendimento.Downloads
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21/11/2018
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