Dimensões gerenciais na formação acadêmica de enfermagem: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v20.47945Palavras-chave:
Estratégia Saúde da Família, Educação em Enfermagem, Gestão em SaúdeResumo
Objetivou-se realizar um levantamento da produção científica sobre o processo de formação do enfermeiro para o desenvolvimento de habilidades gerenciais na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma revisão integrativa nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e PUBMED, resultando em 14 artigos para análise. Evidenciaram-se lacunas existentes na formação do enfermeiro para habilidades gerenciais. Entretanto, a literatura aponta que, apesar desses desafios, o enfermeiro continua sendo o profissional de saúde mais capacitado para exercer cargos de gestão. As produções refletem a necessidade de educação permanente aos profissionais para reorientação das práticas de trabalho a fim de contemplar suas atividades gerenciais. Assim, enfatiza-se a importância da dimensão gerencial de forma mais significativa no processo de formação que leve ao alcance de metas e à construção de uma prática integral, autônoma e resolutiva para o exercício de uma gerência competente frente às suas ações e responsabilidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.