Webquest como recurso tecnológico didático para capacitação de colaboradores em instituição hospitalar

Autores

  • Lívia Sanches Silva
  • Dagmar Willamowius Vituri Universidade Estadual de Londrina, Hospital Universitário, Londrina, PR, Brasil
  • Raquel Gvozd Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil
  • Renata Pedrão Motomatsu Universidade Estadual de Londrina, Hospital Universitário, Londrina, PR, Brasil
  • Maria do Carmo Fernandez Haddad Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil
  • Vivian El Reda Feijó Universidade Estadual de Londrina, Hospital Universitário, Londrina, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.47423

Resumo

Neste estudo objetivou-se avaliar a utilização daWebquestcomo recurso tecnológico didático para capacitação quanto às Metas Internacionais de Segurança do Paciente em uma instituição hospitalar. Estudo quantitativo, transversal, realizado em hospital público de ensino, no Sul do Brasil. De 895 colaboradores, participaram da pesquisa 679 (76%), vinculados à diretoria de enfermagem, sendo enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem, técnicos administrativos e auxiliares operacionais zeladores que foram capacitados quanto as metas de segurança. Foram avaliados 11 itens em cada meta aplicada, dentre eles apenas estrutura física, quantidade de textos, tempo destinado à capacitação, cores e design,aplicação na prática e objetividade dos textosforam referidoscomo regular ou ruim por um a 3% dos colaboradores. O recurso foi considerado satisfatório como estratégia para educação permanente, possibilitando a identificação de fragilidades do processo, passíveis de melhoria, para aprimoramento da metodologia Webquestem instituição hospitalar.

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Biografia do Autor

Lívia Sanches Silva

Enfermeira. Londrina, PR, Brasil. E-mail: lih_uel@hotmail.com.

Dagmar Willamowius Vituri, Universidade Estadual de Londrina, Hospital Universitário, Londrina, PR, Brasil

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil. E-mail: dagvituri@gmail.com.

Raquel Gvozd, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil. E-mail: raquelgvozd@yahoo.com.br.

Renata Pedrão Motomatsu, Universidade Estadual de Londrina, Hospital Universitário, Londrina, PR, Brasil

Enfermeira. Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil. E-mail: renatapedrao@bol.com.br.

Maria do Carmo Fernandez Haddad, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil. E-mail: carmohaddad@gmail.com.

Vivian El Reda Feijó, Universidade Estadual de Londrina, Hospital Universitário, Londrina, PR, Brasil

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva. Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil. E-mail: feijovivif@gmail.com.

Publicado

31/12/2018

Edição

Seção

Artigo Original