A arte da comunicação do conhecimento científico

Autores

  • Camila Rezende Pimentel Ribas Universidade de São Paulo
  • Maria Lúcia Zanetti Universidade de São Paulo
  • Maria Helena Larcher Caliri Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11.47233

Palavras-chave:

Publicação, Barreiras de comunicação, Periódico, Conhecimento

Resumo

Reconhecendo que a atividade científica é dependente de uma comunicação eficaz, e que não há ciência sem comunicação, o estudo tem como objetivo descrever e analisar as dificuldades pessoais e situacionais, com base na literatura, relacionadas à publicação de trabalhos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Quanto às dificuldades pessoais, identificaram-se a autoconfiança, a motivação e a criatividade em relação à redação do manuscrito e à escolha do veículo mais adequado à divulgação da pesquisa. No que se refere às situacionais, ressaltaram-se a limitação de recursos e a inadequada organização do tempo, entre outros. Assim, a arte da comunicação envolve o desenvolvimento de habilidades pessoais do pesquisador, bem como o manejo das estratégias situacionais. No mundo contemporâneo, a comunicação do conhecimento é fundamental à sintonia entre os canais para a veiculação da informação e as expectativas do atual contexto científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rezende Pimentel Ribas, Universidade de São Paulo

Psicóloga. Mestranda em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Bolsista Capes. E-mail: camilar.p.ribas@usp.br

Maria Lúcia Zanetti, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP. E-mail: zanetti@eerp.usp.br

Maria Helena Larcher Caliri, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP. E-mail: mhcaliri@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

01/06/2017

Edição

Seção

Artigo de Atualização