Óbitos neonatais de recém-nascidos de baixo peso ao nascer

Autores

  • Maria Aparecida Munhoz Gaíva Universidade Federal de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0002-8666-9738
  • Fernanda Sanches Peres Lopes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Silvana Margarida Benevides Ferreira Universidade de Cuiabá
  • Leandro Felipe Mufato Universidade do Estado de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0002-8693-5637

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.47222

Palavras-chave:

Recém-Nascido de Baixo Peso, Epidemiologia Descritiva, Mortalidade Infantil, Enfermagem Pediátrica

Resumo

Analisar as principais características dos recém-nascidos de baixo peso ao nascer que foram a óbito em Cuiabá, Mato Grosso. Estudo a partir de uma coorte composta de nascidos vivos com peso ao nascer de 500-2499 gramas que evoluíram ao óbito antes de completarem 28 dias de vida. Os dados foram obtidos do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos e Sistema de Informação sobre Mortalidade. Dos 3.404 recém-nascidos estudados, 238 evoluíram para o óbito (7,0%). Prevaleceram osóbitos entre os do sexo masculino, com peso entre 500-999 gramas, Apgar < 7 no primeiro e no quinto minuto e com presença de anomalia congênita (p<0,001); com mães com idade menor que 20 anos (p=0,033); que realizaram de uma a seis consultas no pré-natal (p=<0,001). Os resultados mostraram que os óbitos neonatais se relacionaram com a qualidade da atenção obstétrica e neonatal, por se tratarem majoritariamente de mortes evitáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Munhoz Gaíva, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: mamgaiva@yahoo.com.br.

Fernanda Sanches Peres Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Professora Interina na Universidade Federal de Mato Grosso. Barra do Garças, MT, Brasil. E-mail: fernanda.sanchesperes@gmail.com.

Silvana Margarida Benevides Ferreira, Universidade de Cuiabá

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professor Titular da Universidade de Cuiabá. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: silvana_benevides@hotmail.com.

Leandro Felipe Mufato, Universidade do Estado de Mato Grosso

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: leandro.mufato@gmail.com.

Publicado

19/09/2018

Edição

Seção

Artigo Original